II Fórum Municipal de Segurança Escolar acontece nesta quarta

21/05/2019 10:22:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Programação será no auditório Claudio Ulpiano, da Cidade Universitária, das 13h às 18h

O II Fórum Municipal de Segurança Escolar será realizado, nesta quarta-feira (22), no auditório Claudio Ulpiano, Bloco A, da Cidade Universitária, das 13h às 18h. Serão cinco horas de discussões, análises e implementação de estratégias de combate à violência nas escolas junto com a sociedade civil organizada e instituições ligadas à segurança. A entrada é franca e quem quiser pode participar é necessário se inscrever no portal da prefeitura ou pelo site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG). As inscrições são gratuitas.

Os temas que serão discutidos são “Bullying no Ambiente Escolar: estratégias para prevenção e enfrentamento do tema”, com a promotora do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Regiane Cristina Dias Pinto, às 14h; “Violência escolar e medidas de prevenção”, com o coordenador de Policiamento e Proximidade, do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM), major Leonardo Nogueira, às 14h30; “A segurança escolar em Macaé: prevenir, apoiar e educar”, com o coordenador geral de Apoio Preventivo e Educativo, José Carlos Moreira França, às 15h.

O Fórum será aberto às 13h, com credenciamento, seguido da composição da mesa com membros dos poderes Executivo e Legislativo, promotores de Justiça, das polícias Federal, Civil e Militar, da Guarda Civil Municipal e da Fundação Brasileira de Ciências Policiais (FBCP). O evento acontece em parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com esses órgãos, e inclui, ainda, a formação de grupos temáticos e a leitura dos relatórios apresentados.

Serão cinco grupos temáticos. O primeiro abordará o tema “Infraestrutura: ações a serem realizadas para a melhoria da segurança das escolas”; o segundo, “Recursos humanos: análise do RH para melhoria da segurança escolar”; o terceiro, “Escola: como melhorar a segurança dentro da sala de aula e dentro da escola?”; o quarto, “Entorno da escola: como melhorar a segurança no entorno da escola?”; e o quinto e último, “Violência virtual: como enfrentar a violência virtual?”.

O I Fórum, realizado em junho do ano passado, uniu forças no combate à evasão escolar e as ações desta força-tarefa são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Educação nas escolas e junto aos órgãos competentes para garantir a segurança de alunos, servidores e a comunidade no entorno.