III Fórum de Ciências Humanas do CAp segue até sábado

17/09/2021 09:47:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Programação segue até sábado (18), aberto ao público no último dia

O III Fórum de Ciências Humanas do Colégio de Aplicação (CAp) começou nesta quinta-feira (16), com o tema “Caminhos do Saber”. A programação segue até sábado (18) e o último dia estará aberto ao público, por meio do canal da instituição no YouTube. O objetivo é apresentação de temas dos alunos das três séries do Ensino Médio após um trabalho de pesquisas sobre cada assunto.

A coordenadora do setor de Ciências Humanas do CAp, Ana Lúcia Nunes Penha, afirma que o encontro busca desenvolver competências de pesquisa acadêmica. “A proposta é promover a capacidade de aprender a pensar, a questionar, e de estudar as temáticas vinculadas às ciências humanas com disciplina e organização. Desse modo, o processo de ensino-aprendizagem tem um papel fundamental nessa construção”, acrescenta.

Nesta quinta-feira, a programação terá mesa-redonda sobre “Pesquisa em Ciências Humanas: as contribuições da Pedagogia de Projetos para minha vida”. Outros temas também serão trabalhados: Impactos Socioambientais da Exploração do Petróleo no Mar; População Carcerária Trans; Pentencostalismo no Brasil: Assembleia de Deus - Princípios e Trajetória; Maquiagem Verde; A questão dos Direitos Humanos no Brasil; O impacto da Modernização Agrícola; Yanomamis: Demarcação e Garimpo; Violência Urbana e Saúde Mental.

O Fórum continua na sexta-feira (17) com o debate de assuntos como: Influência da Mídia no Debate Político e Social; Heterossexualidade Compulsória; Controle Social através da Tecnologia; Movimento Hippie; Manipulação pelas Redes Sociais; Aquecimento Global; A História da Comunicação; Economia Verde; Sistema Prisional Feminino no Brasil; Guerras Mundiais: o ponto de vista do soldado.

Já no sábado (18), aberto ao público das 9h às 11h, haverá mesa-redonda com o tema “A Literatura como Exercício de Leitura de Mundo”. A programação contará com a presença da jornalista e escritora Camila de Araújo, a professora de História, roteirista e escritora, Daiana de Souza, o escritor e professor de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, Máximo Lustosa.