Implantado projeto que capacita para Hotelaria

29/04/2005 19:49:11 - Jornalista: Eny Maria Rios

O prefeito Riverton Mussi assinou nesta sexta-feira (29) com a Petrobras, Senac (Serviço Nacional do Comércio) Região Norte e empresas de hotelaria offshore, o termo de cooperação para a implantação do projeto Hotelaria Incubadora-Escola. O objetivo do projeto é fornecer capacitação, aperfeiçoamento e certificação em hotelaria inicialmente para o mercado offshore e posteriormente para o mercado onshore.

A solenidade de assinatura aconteceu na Incubadora de Cooperativas, onde vai funcionar o projeto.Riverton lembrou que quando a Petrobras se instalou no município, não havia investimentos em qualificação, mas hoje a prefeitura e a Petrobras são parceiras para a capacitação dos trabalhadores. “Sem parceria não vamos alcançar nada. Estamos buscando cada vez mais parceiros para melhorar a qualificação da nossa mão-de-obra”, comentou.

De acordo com o prefeito, o termo de cooperação é um grande passo para ajudar a população que não está tendo oportunidade de emprego no disputado mercado offshore. “Também vamos criar a Escola do Trabalhador, no Lagomar. No entanto, estamos preocupados não só com a mão-de-obra iminente, por isso estamos construindo a primeira universidade do Estado do Rio de âmbito municipal, na Linha Verde”, disse, citando o Complexo Universitário.

Riverton lembrou também que será lançado em junho o modelo conceitual do Pólo Industrial, que vai atender às necessidades da indústria do petróleo e gás, mas também vai contemplar a permanência de empresas de outros setores. “Estamos trabalhando para que a cidade se torne auto-sustentável”, prosperou o prefeito, detalhando também o projeto de lançamento do Pólo Tecnológico, que vai criar incentivos para instalação de indústrias e empresas de cunho tecnológico como laboratórios e centros de pesquisa. “Será mais uma alternativa para a economia do município”, observou.

- O Hotelaria Incubadora-Escola tem um foco social muito importante porque investe na valorização do trabalhador, dando oportunidade para inserção no mercado de trabalho – afirmou o prefeito. O projeto vai desenvolver uma escola de hotelaria com foco na geração de trabalho e renda para a comunidade local.

FUNCIONAMENTO - O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, informou que o projeto é dividido em três fases: a primeira é a capacitação, por meio de cursos, para quem nunca trabalhou em hotelaria offshore. A segunda é o aperfeiçoamento para quem necessita aprimorar e a terceira é a certificação que habilita o trabalhador. Em seguida, acontece a capacitação para o mercado de trabalho local. O projeto prevê, segundo o secretário, a reforma predial, instalação de equipamentos e materiais e licença de funcionamento.

- Vamos também implementar a cooperativa para preparo e fornecimento de alimentos pré-processados – informou Bogado. De acordo com ele, os cursos vão formar gradativamente todos os profissionais do segmento de hotelaria como gerente administrativo, gerente de restaurante, camareiro, recepcionista, ajudante de cozinha, garçom, entre outros.

Bogado destacou que a certificação será dada pelo Instituto de Hospitalidade, o órgão certificador do segmento. “Estamos fazendo um trabalho de cadastramento para traçar o perfil do trabalhador, de forma a formar um banco de dados”, informou. O projeto vai implantar um restaurante-escola na Incubadora para treinamento dos alunos. Inicialmente, serão atendidas 1,3 mil alunos, em turmas de 25, após uma avaliação de diagnóstico.

O representante da Petrobras, William Oliveira, comentou que os cursos do projeto são de aprendizagem e melhoria contínua. “Trabalhamos com metodologia de educação construtivista. Queremos que o aluno saia do curso comprometido com eficácia”, assinalou, completando que o projeto vai trabalhar a questão social, favorecendo o trabalhador para a capacitação offshore.

Para a gerente da Incubadora de Cooperativas, Rossana Siqueira, o projeto vai atender a necessidade de melhoria da mão-de-obra na cidade. “Os empresários estão preocupados com a capacitação da mão-de-obra e para essa melhoria, é preciso investir, contratando pessoas qualificadas e assim, promovendo trabalho e renda. O segmento de hotelaria buscava trabalhadores de fora e agora, encontrará essa mão-de-obra no próprio município.”, disse.

As empresas de hotelaria que fazem parte do projeto são: CDP, Safo’s, De Nadai, ComissáriaRio, Puras do Brasil, Cisbrasil, Dall, Marfood e Atlântica. Participaram da solenidade de assinatura o gerente ativo de produção sul da Petrobras, Paulo Nolasco; o gerente regional do Senac, Marco Antônio Marinho, presidente da Câmara, vereador Eduardo Cardoso (PPS), vereador Maxwell Vaz (PT) e secretários municipais.