Incentivo à produção agrícola marca ações no interior

17/01/2018 10:07:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Reparos nas estradas vicinais, nas pontes de acesso e em saneamento são alguns trabalhos realizados

A gestão municipal desenvolve um trabalho especial na área rural. Ao longo de 2017, a Secretaria Adjunta de Interior realizou diversas ações visando incrementar o turismo e facilitar o escoamento da produção agrícola e leiteira da região serrana. As atividades consistem em reparos nas estradas vicinais, nas pontes de acesso às localidades, limpeza de ruas, roçadas, iluminação, entre outras intervenções.

Numa parceria com a Empresa Autopista Fluminense, várias vias foram recuperadas com a utilização de material doado. A massa asfáltica, conhecida como frisagem, foi espalhada nos trechos com mais dificuldades. O material é resultante de obras de asfaltamento de estradas realizadas pela Autopista e estocado em área da prefeitura, no Trapiche.

As necessidades são identificadas por meio de visitas técnicas e em seguida são programados os reparos. Essas ações são importantes, pois a região tem solos que precisam receber melhorias contínuas.

As obras do novo Departamento de Polícia Ostensiva (DPO) de Glicério, na região serrana, foram concluídas. A unidade vai funcionar no centro da localidade, em prédio que abrigava os banheiros públicos, ao lado da antiga Estação Ferroviária. As obras foram uma parceria entre a Associação de Moradores com os comerciantes locais. As Secretarias de Infraestrutura e Adjunta do Interior forneceram a mão de obra.

Investimento aumenta saneamento básico

Macaé é destaque nas obras de saneamento básico. Em funcionamento, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Lagomar beneficia cerca de 40 mil pessoas do bairro e arredores com o tratamento de esgoto, o que representa um avanço ambiental e de saúde.

Em 2017, a Secretaria Adjunta de Saneamento também intensificou o setor de fiscalização referente à ligação dos esgotos residenciais na rede coletora.

Interior: reparos, recapeamento, manutenção de estradas

Ações realizadas pela secretaria do Interior no ano passado somam: recuperação de trechos da estrada do Portal ao Arraial do Sana, do Frade ao Sana; tapagem de buracos em estrada da Reta de Trapiche ao Óleo; melhorias na estrada do Frade ao Boa Alegria, com reparos e colocação de manilhas; melhoria de trechos da estrada de acesso ao Sana; reparos e manutenção da estrada de Trapiche à Serra da Cruz, da Estrela e na Estrada da Turma (Trapiche ao Óleo).

Outras intervenções foram promovidas como instalação de manilhas em trechos da estrada Frade/Boa Alegria; reparos e manutenção de trecho de acesso à comunidade de Regalo, no Sana; reparo em ponte de acesso à Cachoeira de Laje; reparo no calcetamento em ruas do Frade; reparos e manutenção da estrada de acesso ao loteamento Osvaldo de Oliveira.

Reparos na ponte do Horto, com instalação de novas vigas e pranchões; manutenção de estrada de Glicério ao Frade; limpeza, roçada, tapagem de buracos em estrada de acesso ao Imburo; limpeza e reparos em trechos de estrada do Frade ao Sana; limpeza, roçada e manutenção de estrada de acesso a Crubixais e Moreth também foram feitas.

Mais ações contabilizadas incluem manutenção na Estrada da Califórnia, de trechos da estrada de acesso ao Moreth e estrada do Redondo, em Trapiche; tapagem de buracos em estradas da Cutia, de acesso a Crubixais, à Usina do Frade, ao Buião e Boa Alegria; melhorias de trechos da estrada de acesso a Serro Frio.

Roçada nas laterais, limpeza, tapagem de buracos em estradas de acesso à Estrela, Bicuda Grade, Serra Escura e Duas Barras, Cabeceira do Sana à Boa Alegria também estão na lista das intervenções.

Atendimento à solicitação da comunidade com reparos na ponte para acesso às cachoeiras no Sana; recuperação e reforma de ponte próxima ao Portal do Sana; apoio na limpeza em ruas e estradas em Cachoeiros de Macaé; apoio à realização da Feira Comunitária do Frade; limpeza e melhoria nos pontos turísticos de Glicério fizeram parte da programação em 2017.

Serra da Cruz ganha nova iluminação

Nova iluminação na praça de Serra da Cruz, com troca de luminárias e restauração dos postes de luz; apoio na revisão e melhorias na iIuminação pública da Ilha da Canoa, em Glicério; em Ciriaca; em volta do Campo do Frade; melhorias no trevo de acesso a Córrego do Ouro, com instalação de manilhas; limpeza de trechos de rios na região do Frade, de Glicério, com retirada de matos e lixo e apoio ao projeto de Equoterapia Passo Amigo, no Parque de Exposições de Córrego do Ouro estiveram entre as iniciativas.

Além disso, a limpeza das ruas, com retirada de lixo, varrição, retirada de matos acontece cotidianamente em todas as localidades. A recuperação de trechos de calçamento em Glicério; manutenção e reparos de ruas em Trapiche; apoio à Mobilidade Urbana na instalação e sinalização de quebras molas em ruas de Glicério, fazem também parte das ações da secretaria.

Saneamento beneficia Lagomar e arredores

Em funcionamento, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Lagomar beneficia cerca de 40 mil pessoas do bairro e arredores com o tratamento de esgoto, o que representa um avanço ambiental e de saúde.

A ETE foi construída no Engenho da Praia, ao lado da ETE local, em área de seis mil metros quadrados e faz parte do Subsistema Lagomar, com o objetivo de atender a população dos bairros de Lagomar e Engenho da Praia. O Sistema Lagomar conta com 11 estações elevatórias que estão em pleno funcionamento.

Conta ainda com 60 quilômetros de redes coletoras de esgoto e uma Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade para tratar até 40 litros por segundo. A ETE realiza o tratamento a nível secundário com processo de iodo ativado por aeração prolongada, podendo atingir uma eficiência de 80% de remoção da matéria orgânica.

Saneamento apresenta panorama de ações à Comissão do Legislativo

A Secretaria Adjunta de Saneamento apresentou aos representantes da Comissão de Meio Ambiente da Câmara e representantes da BRK Ambiental o panorama das ações realizadas no bairro Alto da Glória. Na pauta, as ligações de esgoto na localidade e a criação do Setor de Fiscalização da Secretaria Adjunta de Saneamento.

Foram realizadas vistorias em empreendimentos residenciais denunciados, constatando crimes ambientais, como Estação de Tratamento de Esgoto sem funcionamento, lançamento de esgoto de forma irregular por baixo da calçada, esgoto in natura lançado na drenagem e em terrenos do entorno.

Estas situações evidenciaram erros por parte dos empreendimentos, que não efetuaram as interligações corretas do esgoto na rede instalada pela prefeitura em 2015, através da Parceria Público Privada, interligada a ETE Centro, localizada na Linha Verde e em pleno funcionamento.

Os moradores têm a obrigação de se interligarem à rede, estando esta pronta e funcionando, obedecendo a Lei Federal 11.445/2007 e o Decreto Municipal 070/2014.

Depois das vistorias, o condomínio denunciado fez a ligação correta à rede. A partir dessas ações, a Secretaria de Saneamento criou o Setor de Fiscalização para suprir a demanda e dar suporte às ações.

Prefeitura e Legislativo visitam sistema de captação de água

O sistema de captação e tratamento de água das localidades serranas de Córrego do Ouro, Trapiche, Glicério e Frade recebeu a visita da Comissão de Meio Ambiente e Saneamento da Câmara Municipal. A Secretaria Adjunta de Saneamento é responsável pelo laboratório de análises fisioquímicas e microbiológicas, que realiza a coleta e análise da água que atende a população dos distritos da região serrana.

Em Glicério, terceiro distrito macaense, há uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), situada no centro da localidade, que capta e trata o esgoto. O resíduo tratado é lançado com mais de 90% de pureza no Rio São Pedro, que corta a localidade.

Ações da prefeitura melhoram qualidade da água na região serrana

A Prefeitura de Macaé realiza melhorias no serviço de abastecimento de água na Região Serrana. Ações da Secretaria Adjunta de Saneamento, que é responsável pelo saneamento básico da região serrana, promoveu reparos nos dois locais da rede de captação de água em Glicério.

Um local é situado na saída de Glicério, antes da subida para o Frade, e outro no Roncador, atravessando a Barragem da Usina Velha, entre Glicério e Frade. Os locais recebem limpeza, manutenção, troca de tubulações e colocação de tela para evitar a entrada de sujeira. Também recebem limpeza e cloração a caixa d’água situada na área urbana de Glicério. Os reparos trazem melhoras na quantidade e qualidade da água, que chega às casas com mais força.


Fotos Relacionadas