Incubadora de Cooperativas comemora um ano

29/04/2005 14:39:54 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Para comemorar o Dia do Trabalhador e o primeiro aniversário da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), a Incubadora de Cooperativas realizou diversas atividades na manhã desta sexta-feira, dia 29. O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, disse que é sempre bom interagir com a comunidade, com foco nas ações sociais, como geração de empregos, trabalho e renda.

Diversas carteiras de trabalho foram emitidas, graças à parceria entre a prefeitura e o Ministério do Trabalho. Para o desempregado Alexandre Vargas Moraes, de 31 anos, foi importante o fato de sua carteira ter sido feita em Macaé, não tendo que se locomover a Rio das Ostras, onde normalmente se obtém este serviço, uma vez que a agência de Macaé está fechada.

Orientações para levantamento de seguro desemprego também foram dadas por profissionais deste setor à comunidade. Cinqüenta trabalhadores foram cadastrados para posterior encaminhamento ao mercado de trabalho. As desempregadas Heloísa Helena da Silva, 29 anos, e Líbia Gomes Augusto, 32 anos, têm esperança de conseguir um emprego. “Estamos precisando muito”, justificam.

Além disso, houve preenchimento de currículos. Segundo o assessor para assuntos jurídicos da Semtre, Alberto Paes de Camargo Júnior, profissionais altamente qualificados preencheram o documento para a mais adequada apresentação nas empresas, já que a formatação ideal dos currículos informam aos empregadores de acordo com suas principais necessidades.

O público assistiu a três palestras. Com o tema “Motivação Para o Trabalho”, Sandra Barreto falou sobre o progresso dentro da empresa para os seus funcionários e quais os meios que os desempregados devem dispor para se motivarem. Já Herbert Ramos deu dicas preciosas a serem seguidas pelos entrevistados, em palestra cujo tema foi “Como se portar em Entrevistas”. Com o tema “Empregabilidade e Cooperativismo”, José Renato ofereceu uma visão geral de como se inserir no mercado de trabalho.

Só no período da manhã, 40 alunos aprenderam noções básicas de informática, em aulas foram rotativas. Dois atores da Fundação Cultural, vestidos de “Os sombras”, animaram as crianças e os adultos presentes. Para o ator André Silva Sobral é importante interagir e brincar com as pessoas, distribuindo mensagens de motivação. Durante o evento, a Secretaria distribuiu lanches à comunidade presente.