Incubadora de Cooperativas planeja novas atividades

11/03/2005 18:08:43 - Jornalista:

O conselho consultivo da Incubadora de Cooperativas de Macaé estará reunido nesta segunda –feira, às 8h, na sede da entidade. Essa será a primeira reunião do conselho desde a criação da Incubadora. Em pauta, o planejamento para as atividades de 2005 e avaliação das atividades desenvolvidas em 2004.

Estarão participando da reunião representantes do SEBRAE, Petrobras, Transpetro, SESI/SENAI, SENAC e a ONG Viva Rio. A Incubadora foi criada com a proposta de geração de trabalho e renda, lembra a coordenadora da Incubadora, Rossana Siqueira. No dia primeiro de maio, ela estará completando um ano de funcionamento.

A Incubadora está instalada no setor Rosa que abrange os bairros da Barra de Macaé e da Ajuda, numa área de 1.750 metros quadrados. O projeto inclui ainda o setor Marrom formado pelos bairros do Aeroporto, São José do Barreto, Lagomar e Cabiúnas.

O espaço destinado às cooperativas é formado por nove módulos com 38 metros quadrados. Mais cinco salas foram transformadas em sala de aula, onde hoje são aplicadas aulas de informática e cabeleireiro.

A Incubadora representa hoje um importante papel no crescimento das cooperativas. O cooperativismo tem uma característica importante. Não existem regras pré -definidas. “Os próprios cooperados que criam suas regras”, explica Rossana. A primeira cooperativa implantadada foi a de corte e costura, que gera trabalho e renda para cerca de 100 pessoas.