Incubadora vai criar Cooperativa de Reciclagem

14/03/2005 18:48:03 - Jornalista:

Membros do Conselho Consultivo da Incubadora de Cooperativas se reuniram nesta terça-feira (dia14), numa avaliação das atividades de 2004 e traçar metas para este ano. Entre elas, o lançamento do Restaurante Escola, a ampliação do número de vagas nos cursos, criação de cursos comunitários para o acesso do cidadão ao mercado de trabalho e de uma cooperativa de Reciclagem, em parceria com a secretaria de Meio Ambiente.

Essa cooperativa tem como principal objetivo dar oportunidade às pessoas que não têm qualificação alguma. Pelo lado social, haverá o resgate dos cidadãos, assim como retirá-lo, através da cooperativa, do mercado informal. “Tem ainda o lado ambiental, com a preservação dos recursos hídricos”, disse a coordenadora da incubadora, Rossana Siqueira.

Em uma breve avaliação do ano passado, a coordenadora da Incubadora, considera que 40% dos objetivos foram alcançados. “Os primeiros meses foram de estruturação”, comentou. No entanto, para 2005, quando a Incubadora comemora um ano o cenário é diferente. O próprio prefeito Riverton Mussi, diz Rossanna, está motivado e sinalizou pedindo o empenho nas cooperativas.

Alguns pontos foram apontados pela coordenadora com fundamentais para o alcance das metas em 2005. Para ela, depois da estruturação definitiva de cada cooperativa, a parcerias com as empresas, através da contratação dos profissionais das cooperativas, é fundamental. “Eles se sentiriam mais motivados, o que deslanchará uma união em torno do cooperativismo. Isso poderia ser feito, por exemplo, na Cooperativa de Garçons”, explica Rossanna.

Outro ponto abordado na reunião foi a criação também de cursos básicos para os cooperados. “Queremos oferecer noções atendimento ao cliente, técnicas de seleção, contabilidade”, relata a coordenadora, lembrando de imediato que parte dos cooperados são donas -de - casa que não têm conhecimentos administrativos.