Influenza: primeira etapa da terceira fase termina dia 15

11/05/2020 20:08:00 - Jornalista: Equipe Secom

Devem ser imunizadas crianças, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas

A terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza segue nesta terça-feira (12 de maio). A Secretaria de Saúde de Macaé registrou um movimento dentro do esperado no primeiro dia de imunização. O calendário, que foi revisto pelo Ministério da Saúde, dividiu a terceira fase em duas etapas: de 11 a 15 de maio e de 18 de maio a 05 de junho. Neste momento da campanha devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias.

Já na segunda etapa, de 18 de maio a 05 de junho, serão atendidos adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

A vacina está disponível em postos fixos e volantes, a partir das 8h. O público alvo da imunização pode procurar as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) localizadas nos bairros, localidades e Região Serrana.

A Secretaria de Saúde montou dois postos volantes. O primeiro na Casa da Vacina, com atendimento de 8h às 16h, exclusivo para crianças de seis meses a cinco anos. O segundo posto volante fica na EMEI José Augusto Abreu (antigo endereço da Casa da Criança e do Adolescente), localizada na Rua Francisco Portela, 91, no Centro, com funcionamento de 10h às 16h, com atendimento voltado para pessoas com deficiência, gestantes e puérperas.

Todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário, definido pelo Ministério da Saúde, e que ainda não receberam a vacina nas fases anteriores, podem receber a dose até o final da campanha.

Os grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, são os seguintes; idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Vacinação de rotina

Até a próxima sexta-feira (15 de maio), a vacinação de rotina não será realizada na Casa da Vacina Enfermeira Bernadete Franco Pacheco. As equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) continuam com a vacinação de rotina. A sala de vacina do Pronto Socorro do bairro Aeroporto segue com a imunização de rotina para adultos.

As equipes de imunização continuam com o atendimento domiciliar de pacientes idosos acamados que residem em locais que não possuem cobertura da ESF. O responsável deve entrar em contato com a Casa da Vacina para solicitar a vacinação. Contato através do telefone (22) 2796-1622 e do Whatsapp (22) 98828-9681.