Influenza: vacinação é prorrogada até 30 de junho

01/06/2020 16:04:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Grupos prioritários de todas as fases ainda podem ser vacinados

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) até o dia 30 de junho. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários. A ação, que teve início em 23 de março, foi dividida em três fases, a última, iniciada em 11 de maio, foi voltada para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, professores e pessoas entre 55 e 59 anos.

A Secretaria de Saúde de Macaé reforça a importância da imunização dos grupos prioritários, que ainda incluem idosos, profissionais de saúde, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, entre outros. Essas pessoas podem receber a vacina até o final da campanha.

Postos de vacinação

As pessoas cadastradas nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) devem procurar a mais próxima de sua residência. As demais, podem se dirigir ao posto volante, que fica na Escola Municipal José Augusto Abreu, Rua Francisco Portela, 91, Centro (antigo endereço da Casa da Criança e do Adolescente), de 10h às 16h.

Na Casa da Vacina, além da vacinação de rotina para crianças, a unidade vem fazendo a administração da vacina contra gripe. Diariamente são distribuídas 100 senhas, a partir das 8h.

A primeira fase da Campanha Nacional foi dirigida aos idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde. Já a segunda fase teve como público-alvo profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O Ministério da Saúde reforça que a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Cada unidade possui dias e horários específicos para administração de vacinas. O atendimento pode ser checado aqui no link