Infraestrutura é prioridade no município

15/01/2018 12:28:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Novas escolas; manutenção de iluminação pública e de águas pluviais; novos pontos de luz e recapeamento asfáltico são algumas ações

A Secretaria de Infraestrutura tem como função programar, projetar, executar, conservar, restaurar e fiscalizar as obras públicas, abrangendo arte, vias, pavimentação, complementares em logradouros públicos, contenção de encostas.

Duas novas escolas de Educação Infantil

Duas novas escolas de Educação Infantil foram entregues pela Prefeitura de Macaé em dezembro de 2017. As novas unidades estão instaladas nos bairros Barra de Macaé e Malvinas. Com esses espaços, a Educação pretende atender cerca de 800 alunos de dois a cinco anos. A proposta é antecipar a meta do governo federal, que determina o atendimento de todas as crianças nessa faixa etária até o ano de 2021. Todos os alunos acima de quatros anos já são atendidos.

As novas unidades serão devidamente estruturadas, seguindo a meta de avançar com qualidade do processo de ensino-aprendizagem, propiciando assim ambientes amplos e confortáveis.

Iluminação pública realiza cerca de cinco mil atendimentos

Cerca de cinco mil lâmpadas foram trocadas em 2017, uma média de 640 por mês. A ação aconteceu em todos os bairros, incluindo as localidades da região serrana.

O trabalho de manutenção é contínuo. Para solicitação de reparos é fundamental que a população entre em contato pelo número 156. O serviço funciona das 9h às 20h, de segunda a sexta-feira. A ligação é gratuita quando realizada de um telefone fixo. Também está disponível o número (22) 99979-5226, que funciona como atendimento de demandas via Whatsapp.

Prefeitura instala 70 novos pontos de luz

Para melhorar a segurança e, ainda, trazer economia aos cofres municipais, a Prefeitura de Macaé concluiu a instalação da nova iluminação na orla da Praia do Pecado. O sistema retirado consumia 54.747 kwh/mês de energia. Com a implantação das lâmpadas de led, o consumo baixou para 5.229 kwh/mês, cerca de 90% de economicidade.

A iniciativa faz parte do projeto Macaé Luz. A ideia é assegurar a utilização dos espaços pela população. Diversos pontos do município recebem a substituição de luminárias de alta potência por lâmpadas de led. O projeto prevê, ainda, gerar uma economia nos cofres públicos de até 60%.

Orla de Imbetiba ganha iluminação de led

A coordenadoria de Iluminação Pública, vinculada à Secretaria de Serviços Públicos, realizou a substituição das lâmpadas metálicas por led em toda a orla da praia da Imbetiba. São dois quilômetros de extensão, contemplando, também, parte da Rua da Igualdade até o trecho em frente ao cemitério. A nova iluminação, além de mais potente, é mais econômica, já que o consumo de energia das lâmpadas de led é menor se comparada às convencionais.

Prefeitura realiza cerca de 12 mil serviços de águas pluviais

O trabalho de manutenção é contínuo no município. Em 2017, cerca de 12 mil atendimentos de manutenção de águas pluviais, como limpeza de bueiros e ralos, religação de esgoto e água potável, entre outros serviços, foram realizados.

Cerca de quatro mil serviços de manutenção são realizados

Reposição de massa asfáltica e paralelo, manutenção de meio-fio e em parquinho, limpeza e capina, serviço de paisagismo, poda de árvores, entre outros, foram realizados.

Avanços na coleta e tratamento do esgoto

Os números mostram que Macaé vem avançando no tratamento do esgoto. Hoje, o município trata 190 litros de esgoto por segundo (l/s), atendendo uma população de cerca de 120 mil pessoas.

De acordo com dados do IBGE, Macaé trata 69% do esgoto produzido. O índice de saneamento está, ainda, abaixo da média do Estado do Rio, que é de 78,6%, mas este número não pode ser considerado baixo. O sistema de esgotamento sanitário do município estava completamente inoperante e o município conseguiu sair de um percentual de 0%, em 2013, para os 69% atuais, em apenas quatro anos e três meses da administração municipal. O tratamento do esgoto é reconhecido como prioridade para a atual gestão.

Recolhimento de 5,7 mil toneladas de lixo por mês

Cerca de 5,7 mil toneladas de resíduos sólidos são recolhidos por mês. A coleta é realizada em dias alternados, de dia ou à noite, inclusive na região serrana. O material segue para a Central de Tratamento de Resíduos de Macaé, o chamado aterro sanitário.

Para que o trabalho seja realizado de forma integrada, a secretaria conta com GPS na frota. O objetivo é acompanhar o trabalho em tempo real e em caso de atraso na coleta, um alerta é dado ao fiscal de campo mais próximo do setor para verificar o problema.

Recapeamento asfáltico em 16km de vias

A Prefeitura de Macaé continua investindo em melhorias nos bairros da cidade. O serviço de asfaltamento e recapeamento aconteceu em diversos bairros, entre eles Sol y Mar, Visconde, Cavaleiros e Vila Badejo.

A ação foi concluída na Vila Badejo, onde todas as ruas receberam novo asfalto. O total de ruas do bairro compreende aproximadamente três quilômetros de asfalto.

No bairro Campo D`Oeste foram seis quilômetros de asfalto. As ações foram executadas nas Ruas Prefeito Lobo Júnior e Dr. Humberto de Queiroz Matoso, Jurutis, Azeviche, Jaspi, Jade, Ágata, Cristal, Marfim, Ônix, Opala, Pérola, Quartzo e Jonas.

O trabalho busca favorecer a mobilidade nas vias que contam com alto fluxo de veículos, principalmente de ônibus.


Fotos Relacionadas