Infraestrutura realiza limpeza de canais em Macaé

20/04/2018 12:10:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Rui Porto Filho

Esta semana os trabalhos acontecem no canal Macaé-Campos

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realiza um trabalho contínuo de limpeza manual nos canais que cruzam a cidade. Nesta semana, os trabalhos acontecem no canal Macaé-Campos. A ação prossegue nos canais do Capote e Virgem Santa.

Com a proposta de realizar um trabalho ecologicamente correto, a ação conta com 12 profissionais que realizam tarefas manuais com ferramentas específicas. Para auxiliar o trabalho, a ação também conta com máquinas retroescavadeiras e caminhões caçambas. Em três dias, foram retirados cerca de 30 caminhões com detritos e vegetação no Canal Macaé-Campos.

O Secretário de Infraestrutura, Célio Chapeta, aponta a importância da população no processo de manutenção da cidade. "A colaboração da população é importante, pois o lixo lançado no canal serve de depósitos de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças", destacou o secretário.

Canal Campos-Macaé

O canal Macaé-Campos é um canal artificial que interliga as cidades Macaé e Campos dos Goytacazes. Ele corta os municípios de Campos dos Goytacazes, Quissamã, Carapebus e Macaé, além do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.

É considerado como uma das maiores obras de engenharia do país à época do Império. O seu percurso, com uma largura média de 15 metros, estendia-se por 106 quilômetros, sem contar os diversos canais de derivação. Considerando-se apenas a extensão, é o segundo canal artificial mais longo do mundo, sendo superado apenas pelo Canal de Suez (163 quilômetros), e superando o Canal do Panamá (82 quilômetros).


Fotos Relacionadas