Iniciadas as obras do Restaurante Escola

24/03/2006 17:07:49 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Apostando cada vez mais na qualificação como ferramenta de inserção no mercado de trabalho, a secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre), através da Incubadora de Cooperativas, iniciou as obras de adaptação do projeto do Restaurante Escola, com previsão para ser inaugurado no dia dois de maio.

O projeto é uma parceria entre a prefeitura de Macaé, a Petrobras e 10 empresas de hotelaria offshore com atividade na região, cujo objetivo é promover melhorias no setor de hotelaria e alimentação do município. De acordo com a gerente da Incubadora de Cooperativas e responsável técnica, Aline Azeredo, o Restaurante Escola será referência em segurança alimentar.

O projeto atende a RDC 216, que dispõe sobre o regulamento técnico de boas práticas para o serviço de alimentação. Segundo a gerente executiva da Incubadora de Cooperativas, o Restaurante é dividido em três unidades de negócios que são o restaurante, centro de treinamento em hotelaria (alimentação com aulas teóricas) e fornecimento de legumes pré-preparado.

O Restaurante Escola vai funcionar no mesmo prédio da Incubadora de Cooperativas e vai oferecer capacitação, aperfeiçoamento pelo Instituto de Hospitalidade (IH) nas funções de camareiro, ajudante de cozinha, chefe de cozinha, cozinheiro, cummin (garçom), gerente de restaurante e padeiro.

De acordo com a gerente, todos os colaboradores das empresas de hotelaria participarão do projeto. “O objetivo é alcançar a excelência no setor e conquistar a certificação pelo IH”, diz a gerente. O treinamento será estendido a pessoas da comunidade. “As empresas terão acesso ao cadastro de todas as pessoas da comunidade treinadas pelo projeto”, esclarece Aline. O projeto irá atender neste primeiro momento pessoas, que já haviam manifestado interesse por um curso nesse segmento. O Restaurante Escola será aberto à comunidade com previsão para serem servidas 150 refeições /dia.