Inova Macaé realiza oficina "Design Thinking" para servidores

12/11/2019 17:14:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Programação contou com a participação de servidores de diversas secretarias municipais

O projeto Inova Macaé, laboratório de Inovação em Administração Pública, promoveu nesta terça-feira (12) a oficina "Design Thinking aplicado a futuros desejos no setor público", ministrada pelo palestrante internacional, escritor e consultor, Marcelo Matos. A programação, realizada no auditório do Paço Municipal da prefeitura, contou com a participação de servidores de diversas secretarias municipais.

A oficina foi aberta pelo secretário Adjunto de Planejamento, José Manuel Alvitos, destacando que eventos como estes visam destacar a capacitação dos servidores que estão, cada vez mais, voltados a absorver novas metodologias de trabalho. "Agradeço à equipe do laboratório Inova, que atua com a proposta de dar continuidade ao processo de inovação no serviço público com oferecimento de produto de qualidade", ressaltou.

Quanto ao tema, o consultor e palestrante, Marcelo Matos, agradeceu o convite. "Esta é a primeira vez que visito Macaé. Fico muito feliz de ver a prefeitura interessada neste assunto. O "Design Thinking "é uma abordagem metodológica, que permite a reflexão e resolução de problemas complexos. A proposta é tratar de forma genuína o que o serviço público se propõe, destacando um tipo de exercício que visa entender o ponto de vista do outro, vivendo realmente a realidade do outro, apresentando soluções que agreguem valor e gerem impacto para sociedade", explicou.

De maneira objetiva e dinâmica, Marcelo Matos aplicou exercícios e pontuou questões voltadas para soluções com foco nos eixos da colaboração, co-criação e experimentação. "Temos que ver outras possibilidades e deixar de ser reclamador para ser solucionador. A intenção é seguir a premissa de que o futuro é um conjunto de possibilidades e que os servidores podem ser cada vez mais atuantes na construção do futuro, e não mero observadores", explicou.

A programação foi aprovada pelos participantes. Entre eles estava Flaviá Picon, que atua na coordenação do Cetep-Barra. "Fiz questão de fazer parte deste encontro, pois considero fundamental termos novos olhares da forma de como trabalhar e buscarmos a transformação", contou.

Já o coordenador do Inova Macaé, Jerônimo Santos Lima, observou que esta é mais uma oficina voltada para o servidor público. "Uma vez por mês são promovidas oficinas. Em outubro, aconteceu a mesa redonda sobre "Direito e Nova Tecnologia" e palestra sobre "Gestão de Pessoas", lembrou.

Criado há três meses, o laboratório de Inovação em Administração Pública segue os eixos Cultura - capacitação dos servidores e soluções tecnológicas - aplicação de tecnologia e softwares. O objetivo do espaço é gerar inovação pública e capacitação aos servidores públicos, com foco na realidade da sociedade da informação.

O Inova compartilha o mesmo prédio do programa municipal Startup Macaé, contando com salas de reunião, de projeção e de ensino à distância (EAD), onde serão desenvolvidos vídeos para capacitação e treinamento para os funcionários públicos. A sede do programa fica à Avenida Nossa Senhora da Glória, 2.975, Cavaleiros.


Fotos Relacionadas