Inscrição para 400 vagas do Pré-Vestibular Social até esta quarta

11/12/2017 14:34:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer e Joice Trindade

Foto: João Barreto

Candidatos devem se inscrever na Cidade Universitária

Prossegue até quarta-feira (13) a pré-matrícula para o Pré-Vestibular Social, na recepção da Cidade Universitária, onde funciona o curso. O cadastro pode ser feito das 8h às 12h e de 13h às 20h. Ao todo, serão oferecidas 400 vagas para quem já completou o Ensino Médio ou para quem está cursando o terceiro ano. Para os turnos da manhã e da tarde serão oferecidas 260 vagas e no turno da noite, 140. O curso acontece nos turnos da manhã (7h20 às 12h10), tarde (13h20 às 18h) e noite (18h20 às 22h20). Entre os dias 5 e 6 de fevereiro será a efetivação da matrícula.

Para se inscrever o candidato deve levar originais e cópias da identidade ou outro documento com foto, CPF, certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração que está cursando o segundo ano em 2017 ou o terceiro ano em 2018. Quem estuda em horário integral não pode se candidatar para estudar no turno da noite, que é destinado somente às pessoas que trabalham durante o dia. Para se cadastrar neste horário é necessário apresentar, também, a declaração de trabalho. O candidato com curso de graduação concluído também não poderá se inscrever.

A manhã do primeiro dia de cadastro contou com uma procura expressiva. De acordo com o coordenador, Reginaldo Moraes, o importante é que os interessados não esqueçam documentos e que fiquem atentos ao regulamento. "Assim como no ano passado, tivemos um comparecimento muito elevado. A procura ultrapassa o quantitativo de vagas oferecidas. Mas o Pré-Vestibular Social conta com cadastro reserva. À medida que os alunos do curso forem aprovados para as faculdades, os candidatos do cadastro reserva serão convocados para preencher as vagas", explicou.

A fila por uma vaga no Pré-Vestibular Social da prefeitura chamou a atenção até de quem passava pela Rua Aloísio da Silva Gomes, em frente à Cidade Universitária, na manhã desta segunda-feira (11). Desde cedo, estudantes como Letícia Andrade de Almeida, 20 anos, aguardavam a chance de garantir a sua pré-matrícula para o curso preparatório gratuito para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2018. Ex-aluna do Colégio de Aplicação (CAp), ela disse que quer cursar Enfermagem ou Nutrição e, para isto, sabe que precisa estudar muito.

Tanta gente à procura de uma vaga no Pré-Vestibular tem motivo: a equipe registra a marca de cerca de 80% de aprovação dos seus alunos em universidades públicas e privadas, fazendo jus ao seu lema “Abrindo portas para a universidade”. O curso desenvolve simulados seguindo padrões dos exames da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Instituto Federal Fluminense (IFF) e Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).

Maria Clara dos Santos, de 19 anos, foi uma das candidatas. Ansiosa, ela fez questão de se inscrever logo no primeiro dia da pré-matrícula. "O curso gratuito é uma chance maravilhosa. Meus primos estudaram no cursinho e foram muito bem aprovados nas faculdades públicas. Ainda estou na dúvida qual área vou seguir. Mas, com certeza, será algum curso ligado à Humanas", conta.

Matrícula

O futuro aluno deverá apresentar documentos pessoais como duas fotos 3x4, declaração de comprovação do terceiro ano do Ensino Médio ou certificado de conclusão. Se o candidato não comparecer no período da matrícula, a vaga será direcionada ao aluno que estiver na fila de espera. Quem tiver com documentos pendentes não terá a matrícula efetuada.

As aulas serão iniciadas em fevereiro, conforme o calendário letivo da rede municipal. O Pré-Vestibular Social conta, em média, com 80% de aprovação de seus alunos. O aluno que apresentar cinco faltas injustificadas perderá a vaga, o que acarreta no preenchimento de vagas dos alunos excedentes. O curso gratuito é uma oportunidade para rever todo o conteúdo do Ensino Médio, estudar e conquistar o sonho para uma boa universidade, pública ou privada.