Inscrições abertas para 14ª Obmep

02/03/2018 16:33:00 - Jornalista: Assessoria Educação

Foto: Arquivo Secom/ Juranir Badaró

Inscrições para a Obmep vão até o dia 02 de abril

Diretores das escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, da rede municipal, devem ficar atentos às inscrições da 14° Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), abertas até do dia 02 de abril no endereço eletrônico www.obmep.org.br.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A primeira fase da prova será no dia 05 de junho e tem como objetivo estimular o interesse pela disciplina matemática e revelar os alunos com talento nessa área.

No ano de 2017, alunos, professores e escolas ganharam medalha e premiação pelo bom desempenho de seus alunos em todas as fases do Obmep. A expectativa é que mais de 10 mil alunos da rede participem na edição de 2018. No ano de 2017, dois alunos da rede municipal receberam medalhas de bronze da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): Sandre Pereira, do Ensino Médio do Colégio Municipal Sana e Larissa Machado da Silva, 7º ano da Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol). A premiação foi realizada no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, homenageando 329 alunos das escolas públicas do estado. Também foram premiados o professor de matemática da Escola Polivalente e a escola do Sana .

O medalhista Fernando Sandre Pereira, 18 anos, se orgulhou da premiação. Ele explica que o recebimento da medalha se deve pela dedicação dos professores do Colégio Municipal do Sana que sempre incentivam os alunos. O diretor da unidade, Sol Grey Tavares, lembra que o colégio acumula várias premiações. "Nossos alunos não só receberam medalhas na OBMEP, mas nas olimpíadas de Língua Portuguesa, Robótica e torneio de Corfebol. A Olimpíada de Matemática favorece a aprendizagem e os conhecimentos acerca da vida. Estamos felizes", explica.

OBMEP 2017

As provas têm duração de 2h30m, com 20 questões objetivas. O aluno terá um bom resultado se estiver atento aos conteúdos que já foram aplicados dentro da sala de aula. No dia 05 de junho, acontece a primeira fase da prova. Já no dia 19 de junho será a data limite para as escolas enviarem os cartões de respostas dos alunos classificados para a segunda fase. No mês de agosto, dia 13, será a divulgação dos classificados para a segunda fase e o local de realização das provas. Entre os dias 14 e 21 de agosto haverá o período para as escolas indicarem na página da OBMEP os professores dos alunos classificados para a segunda fase. No mês de setembro, dia 15, serão aplicadas as provas da segunda fase e no dia 21 de novembro a divulgação dos premiados da olimpíada.

Segundo o secretário de Educação e professor de Matemática, Guto Garcia, a olimpíada acontece uma vez por ano estimulando os alunos da rede a despertar o interesse e o gosto pelos estudos. "A iniciativa contribui no reforço da importância da disciplina da Matemática, além de descobertas de potencialidades”, destacou o secretário, frisando que, mais uma vez, esse ano a rede vai montar um projeto de aulas no contraturno dos alunos para reforçar o estudo e a preparação para a prova da OBMEP.

- No ano de 2017 tivemos professores e escolas premiadas, resultado que nos chamou a atenção e nos fez avaliar que o Projeto para Estudo da Matemática para OBMEP foi realmente importante nos resultados que tivemos. Os alunos seguem no seu turno estudando dentro do planejamento previsto pelos professores e, no contraturno, participa do projeto que dá o reforço que eles precisam, sanando todas as dúvidas e sem deixar conteúdos antigos com pendências. A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada(IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) -, explicou Guto.