Inscrições abertas para a Jornada de Matemática na Cidade Universitária

11/03/2020 15:51:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arte

Programação será realizada neste sábado, com atividades das 9h às 17h

Continuam abertas as inscrições para a Jornada do π: Música e Matemática que será realizada, neste sábado (14), dentro da programação do Laboratório de Educação Matemática Professora Ana Kaleff (Lemak) e da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) pelo mês de março que tem significado de alto impacto para os matemáticos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG).

O Lemak funciona na Cidade Universitária e a entrada é gratuita para o evento que levará o público às descobertas da letra grega “Pi”, com atividades das 9h às 17h. A programação é variada e, entre as atividades, haverá oficina sobre Tangran, Blocos Lógicos e Réguas de Cuisinare.

O secretário de educação e professor de matemática, Guto Garcia, explica que o evento é presencial e destina-se aos professores do Fundamental I e II e do Ensino Médio, Professor Orientador e Orientador Pedagógico, funcionando como atividade complementar. A Jornada faz parte de um programa de formação do Lemak/FeMASS em parceria com o Centro de Formação que oferece, gratuitamente, cursos de curta duração para profissionais da Educação.

O cronograma começa às 9h com credenciamento e a palestra de abertura será às 9h30 sobre “A Geometria dos Ritmos Musicais” com o professor Carlos Eduardo Mathias Motta, doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor associado do Departamento de Matemática Aplicada (GMA) da UFF e coordenador do Programa Matemática Humanista. Às 11h, haverá visita guiada ao Lemak pela professora Ana Kaleff que dá nome ao laboratório.

As atividades param para almoço ao meio-dia e retornam às 13h30 com minicurso com as professoras Rosana de Oliveira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), e Dora Soraia Kindel, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), autoras da coleção “Educação Matemática: um olhar sobre materiais manipuláveis” que será lançada na Jornada, às 15h30.

MATEMÁTICA – A programação pelo mês de março começou no último dia 5, quando o Lamek e a FeMASS trouxeram a Macaé um dos matemáticos mais importantes do país: Celso Costa, autor de uma descoberta matemática, em 1982, conhecida como a “Superfície Costa”, ferramenta que dá mais rigor às provas de teoremas e era um problema matemático que estava aberto há 206 anos. A FeMASS é parceira do Lamek porque entre os seus quatro cursos de graduação oferece, gratuitamente, o de Licenciatura em Matemática, cuja primeira turma colou grau no dia 6.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas