Inscrições abertas para a Semana de Formação Docente

04/09/2018 11:13:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Programação acontece de 17 a 21 de setembro, das 8h ao meio-dia na Cidade Universitária

A Secretaria Municipal de Educação realizará a Semana de Formação Docente, de 17 a 21 de setembro, das 8h ao meio-dia, na Cidade Universitária, dando continuidade neste segundo semestre letivo ao Programa de Formação Docente desenvolvido pelo Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG). O tema do evento será “Refletindo e gerando ações na escola” com debates importantes para os professores que atuam em sala de aula, totalizando 20 horas de trabalho, tendo como objetivo contribuir para a formação continuada dos docentes.

As inscrições são gratuitas e estão abertas, podendo ser feitas somente online, no site do CFCG. Podem participar da programação professores das redes municipal, estadual e privada, do primeiro ao nono ano e os participantes receberão certificado de quatro horas de atividade formativa. Em outubro, a semana acontecerá no turno da tarde a fim de que possam participar os profissionais que trabalham nas escolas no turno da manhã.

O evento será aberto no dia 17 de setembro, às 8h, com palestra sobre “Pedagogia Nova e Pedagogia Projetista: Fundamentos e Prática”, ministrada pela professora Gian Cabral de Lima (PUC-RJ). Na terça (18), “Geometria na Vida”, com a professora Aline Vianna, da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS); na quarta (19), “Avaliação da Aprendizagem”, com Alda Canabarra, também da FeMASS; na quinta (20), o tema será sobre “Currículo e Cidadania”, com Sheila Ribeiro; encerrando na sexta (21), com “Projeto Político Pedagógico na Escola: Instrumento de/para Participação”, com a professora Tânia Gregório, da Uerj.

Desde agosto do ano passado, o Centro de Formação realiza atividades de capacitação continuada, entendendo a educação como processo permanente de saber-fazer. Os temas são abordados em encontros de rodas de conversa, simpósios, seminários e conferências dedicados não somente a professores, mas também aos demais profissionais da área. Os interessados podem se inscrever no conjunto ou em atividades isoladas. O CFCG está vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio.

A Cidade Universitária, local onde acontecerá a Semana de Formação Docente, está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.

Mais cursos – O CFCG também oferecerá os módulos dos cursos Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com carga horária de 60 horas e aulas com início no próximo dia 13, das 8h ao meio-dia; e Programas do Livro (PLI), com 40 horas de aulas e início em 8 de novembro, das 13h às 17h. Inscrições também no site do Centro de Formação.

Os cursos são dedicados aos profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, além de representantes da comunidade escolar e da sociedade civil organizada. Os alunos que concluírem o curso receberão o certificado reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). As vagas são limitadas.

Mais informações pelo e-mail cfcgmacae@gmail.com ou pelos telefones 2796-1138 e 2796-1819.