Inscrições abertas para conferência sobre Transtorno de Déficit de Atenção

08/11/2019 09:57:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Conferência “Superando o TDAH” será no dia 22 deste mês na Cidade Universitária

A Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional, em parceria com o Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), realizará a Conferência “Superando o TDAH”, no dia 22 deste mês, em dois turnos, das 9h ao meio-dia, e das 14h às 17h, no bloco B, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária. As inscrições estão abertas e os interessados devem se inscrever, gratuitamente, no site do Centro formacaomacae.wixsite.com/formacao.

O palestrante será o psicólogo e neuropsicólogo Alex Santos Rocha, autor do livro que dá nome ao tema do evento. O objetivo é debater com profissionais da educação, estudantes e demais cidadãos as questões que envolvem o “Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade” com vistas à superação de uma concepção tradicional do tema. Os participantes receberão certificado de quatro horas de atividade formativa que será enviado pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Sobre o TDAH – O transtorno atinge, principalmente, crianças e adolescentes e os sinais mais comuns são problemas de concentração, impulsividade, inquietação em níveis que levam a dificuldades na vida da pessoa. O diagnóstico da patologia deve ser emitido por profissionais da área e, de acordo com dados de especialistas divulgados na Agência Saúde do Brasil, de 3% a 6% da população mundial são diagnosticados com esse tipo de transtorno. Quem quiser saber mais sobre a doença também pode acessar o site tdah.org.br.

O palestrante Alex Rocha tem especialização em Qualificação e Treinamento em Terapia Cognitiva Comportamental e é pós-graduado em Neurociências Aplicadas e Aprendizagem em Reabilitação pelo Instituto de Psiquiatria (Ipub/UFRJ). Ele recebeu a certificação internacional em Neurofeedback pela Brain-trainer e é diretor de Neuropsicologia da Clínica ABcomport.

O Centro de Formação é vinculado à Secretaria de Qualificação Profissional e Ensino Médio, da Secretaria Municipal de Educação, e está sediado na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.