Inscrições abertas para curso de Redução de Danos

07/03/2019 09:41:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Curso será realizado até o dia 4 de dezembro, às quartas-feiras, de 13h às 17h

Seguem até o dia 25 de março as inscrições para o oitavo curso de redução de danos ao uso prejudicial de álcool, tabaco e outras drogas. A programação, que será iniciada no dia 17 de abril no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), das 13h às 17h, terá como tema "Práticas na produção de vida". Os interessados podem comparecer à Coordenadoria Geral de Políticas Sobre Drogas (CGPOD), que fica na Avenida Presidente Sodré, 466, ou enviar e-mail para o endereço politicasobredrogas@macae.rj.gov.br para entrega de currículo e carta de intenção. As inscrições são limitadas.

O curso será realizado até o dia 4 de dezembro, às quartas-feiras, de 13h às 17h. Mais informações pelo telefone 2765-8700, ramal 240. Podem se inscrever representantes de Macaé e cidades vizinhas como profissionais de Ensino Médio ou Superior das áreas da saúde, educação, estudantes, integrantes de associações de moradores, líderes comunitários. A programação será ministrada por psiquiatras, médicos, psicólogos, assistentes sociais, filósofos e fisioterapeutas.

O objetivo é destacar estratégias voltadas para qualidade de vida, com foco de redução de danos não apenas para o uso de álcool, tabaco e outras drogas, mas também para questões de saúde como diabetes, obesidade, além de compulsão até mesmo por compras. "A capacitação é direcionada para ressignificação, o rompimento de paradigmas", destaca a coordenadora de Políticas sobre Drogas, Martha da Silva Vieira Almeida.

Além disso, os interessados podem se cadastrar para participar apenas de um módulo. O curso será dividido em etapas como: gerência de vigilância em saúde, política sobre drogas, o papel da reforma psiquiátrica na modificação dos parâmetros do cuidado do uso problemático de substâncias psicoativas, os desafios da socioeducação, psicanálise e redução de danos, abordagem à população em situação de rua, primeiros socorros, redução de danos e o ambiente escolar, entre outros.

O módulo conta com a parceria do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF-Rio das Ostras), campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Instituto de Psiquiatria do Rio de Janeiro e Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, que disponibiliza os certificados no término do curso.

Acesse a programação completa.