Inscrições abertas para curso gratuito de programação na UFRJ

30/10/2019 15:06:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arquivo Secom

Interessados devem se inscrever até quinta-feira

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) campus Macaé está com inscrições abertas, até esta quinta-feira (31), para o curso gratuito de “Introdução ao Scilab”, que será ministrado nos dias 5, 7, 12 e 14 de novembro próximo, das 17h30 às 19h30, na Cidade Universitária. O curso destina-se a alunos e professores das áreas de engenharia, matemática e afins que podem levar os conhecimentos para aplicar em salas de aula e as inscrições devem ser feitas no seguinte link https://forms.gle/AeWsBBJXaNj8wkK58.

As informações foram passadas pelo professor Ranulfo Martins, das Engenharias da UFRJ. Segundo ele, os inscritos selecionados para participar do curso receberão um e-mail de confirmação da inscrição e com as instruções até sexta (1º de novembro).

O Scilab é um software científico gratuito para computação numérica, que fornece um poderoso ambiente computacional aberto para aplicações científicas, tendo semelhanças com o software Matlab. Diversas pesquisas na área de exatas utilizam esses programas que auxiliam o pesquisador para cálculo de resultados numéricos de aplicações práticas, aproximação de funções ou ainda na elaboração de gráficos com diversos dados.

Qualidade, praticidade e gratuidade são as principais marcas do Scilab. O curso visa introduzir os conceitos básicos do programa, para que os usuários possam utilizar seus recursos matemáticos e suas ferramentas de ajuda por si próprios de forma que depois possam aplicar devidamente nas suas atividades.

Entre as programações que os usuários podem fazer com o Scilab estão: incluir problemas com vetores e matrizes e gerar gráficos. Será emitido certificado para os alunos com frequência superior a 70% e cada um deve levar o seu notebook, se possível.

A UFRJ funciona no município por meio de convênio com a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação. Está localizada na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.