Inscrições abertas para cursos gratuitos no Centro de Formação

2019-03-01 12:07:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom
Objetivo é contribuir com a formação continuada dos professores do Ensino Fundamental

O Centro de Formação Carolina Garcia da Secretaria de Educação abriu inscrições para novos cursos gratuitos dentro da formação continuada desenvolvida pela Prefeitura de Macaé. A ênfase é oferecer capacitações de pequena duração. Os interessados já podem se inscrever para a primeira Semana de Formação Docente de 2019 – Refletindo e Gerando Ações na Escola e o Seminário Escola, Violência, Diversidade; e para os cursos "A Arte de Contar Histórias", "Instrumentação da Matemática" e "Produção de textos, Pedagogia Decolonial e Conhecimentos Educativos".

As inscrições são feitas online, no site do Centro de Formação: formacaomacae.wixsite.com/formacao. Os cursos acontecem na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.

A primeira semana de Formação Docente deste ano (programação abaixo) acontecerá de 12 a 15 de março abordando temáticas relevantes para o professor que se encontra no cotidiano escolar, podendo optar por fazer a semana inteira, totalizando 20 horas ou escolher o assunto de seu interesse, de acordo com a sua respectiva carga horária.

O seminário Escola-Violência discutirá e refletirá sobre as questões da violência na escola, abordando o assunto com profissionais da educação e estudantes, no dia 20 de março, das 8h ao meio-dia, no auditório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária.

Haverá mesa-redonda com os professores Jorge Luís Rodrigues dos Santos, da Pós-Graduação em Gestão Pública Escolar do CFCG/FeMASS e doutor em Memória Social pela UniRio; Felipe Dias Ramos Loureiro, doutorando em Cidades e Culturas Urbanas na Universidade de Coimbra, em Portugal; e Elizabeth de Lima Gil Vieira, doutora em Memória Social pela UniRio.

Cursos

“A arte de contar histórias”, com 60 horas/aula e duas turmas, às quartas-feiras, de 13 de março a 26 de junho e, às quintas, de 14 de março a 27 de junho, ministrado pela professora Margarida Maria Barcelos Souza Olive;

“Instrumentação da Matemática”, 21 horas/aula presenciais, de 5 de abril a 28 de junho, turmas às sextas-feiras, em dois turnos, pela manhã, das 8h às 11h30, e à tarde, das 13h às 16h30, com a professora Rosane Miranda Assumpção de Paula;

“Produção de textos, Pedagogia Decolonial e Conhecimentos Educativos”, 50 horas/aula, de 19 de março a 26 de novembro, às terças-feiras, das 9h30 ao meio-dia, com mediação dos professores Bruno Andrade Pinto Monteiro, Fernanda Antunes Gomes da Costa, Brenda Iolanda do Nascimento e Jacqueline Balbino Peixoto.

A coordenadora do CFCG, professora Regina Célia Santos, informou que o objetivo é contribuir com a formação continuada dos professores do Ensino Fundamental do município, sendo o público-alvo professores da rede pública municipal, estadual e da rede privada do 1º ao 9º anos. No final dos cursos, os concluintes recebem a certificação de atividade formativa, enviada por e-mail.

O CFCG está vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio e funciona no prédio administrativo da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, na Cidade Universitária. O contato também pode ser via e-mail cfcgmacae@gmail.com ou pelo telefone (22) 3399.1810.

Programação da Semana no mês de março:

Operações e Resoluções Matemáticas

Profa. Esp. Bernadete Mara Coutinho Gonçalves da Silva - Escola Alfa

12/03/2019, terça-feira, das 13h às 17h;

História local e regional

Prof. Me. Marcelo Abreu - Semed/Fafima

13/03/2019, quarta-feira, das 13h às 17h;

O ECA e as questões relativas à Educação

Andrews Perecmanis - UFF/Macaé

14/03/2019, quinta-feira, das 13h às 17h;

Direitos Humanos

Rafael Amorim - CMDDCA/Macaé

15/03/2019, sexta-feira, das 13h às 17h.

Busca

Acesso Rápido

Destaque