Inscrições abertas para filme/debate “Divertidamente”

10/12/2019 11:21:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arte

Exibição será na segunda-feira (16), das 17h30 às 21h30, na Cidade Universitária

Estão abertas as inscrições para a exibição do último filme/debate deste ano, “Divertidamente”, promovido pelo projeto “Mentes em Ação: Saúde Mental e Cinema”, na próxima segunda-feira (16), das 17h30 às 21h30, no auditório do Bloco B, na Cidade Universitária. As inscrições são gratuitas e os interessados podem se inscrever no site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) ou pelo e-mail cinemaedebate@macae.ufrj.br.

Será o décimo filme do ano que levará o público a refletir sobre a alegria, tristeza, nojo, medo e raiva, emoções que são retratadas no filme da Disney e da Pixar. O debate será mediado pelo médico psiquiatra e professor Joelson Tavares Rodrigues, juntamente com David Richer Araújo Coelho e Maria Luísa Santos de Castro. Joelson é o idealizador do projeto, mestre e doutor em Psicologia, professor adjunto de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, campus-Macaé) e coordenador do Grupo de Pesquisa Medicina, Psiquiatria e Sofrimento Psíquico na Era da Técnica.

A modalidade é presencial e a duração do filme/debate são quatro horas. O projeto acontece uma vez por mês, sempre numa segunda-feira, mas, neste mês, serão dois filmes/debates porque não foi realizado no mês de outubro. A ideia do projeto é envolver profissionais da Educação, Saúde e demais interessados nas discussões e reflexões após a exibição de cada filme cujo tema tem a ver com saúde mental.

O projeto acontece em parceria da UFRJ com a Prefeitura de Macaé, por meio do CFCG, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, da Secretaria Municipal de Educação. Este ano, de março a novembro foram exibidos e debatidos os seguintes filmes: março, “Extraordinário”; abril, “Precisamos falar sobre o Kevin”; maio, “Amor”; junho, “Medianeras”; julho, “Farol das Orcas”; agosto, “Toc Toc: uma comédia obsessivamente divertida”; setembro, “Geração Prozac”; novembro, “Beleza Americana”; dezembro, “Coringa”.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.