Inscrições abertas para Mentes em Ação com o filme “Amor”

14/05/2019 12:11:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Evento será na segunda, dia 20, na Cidade Universitária

O envelhecimento, a morte, a eutanásia e, naturalmente, o amor são o tema do próximo “Mentes em Ação: Saúde Mental e Cinema”, na segunda-feira (20), com exibição gratuita do filme “Amor”, seguido de debate, das 17h30 às 21h30, no Auditório Claudio Ulpiano, Bloco A, na Cidade Universitária. Os interessados precisam se inscrever pelo site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), da prefeitura, ou pelo e-mail cinemaedebate@macae.ufrj.br.

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia do evento. O projeto vale como curso presencial com duração de quatro horas e é realizado uma vez por mês sempre em uma segunda-feira e no mesmo horário totalizando, por semestre, 20 horas de formação continuada. O público-alvo são os profissionais da Educação e Saúde e pessoas da comunidade em geral interessados pela área da Saúde Mental.

Sempre há debate após o filme entre membros da equipe da UFRJ, convidados e o público presente. Os debatedores são o professor Joel Tavares Rodrigues, a professora Karla Santacruz, David Richer e Liz Silva Gonçalves. O mediador é Joel Tavares, médico psiquiatra, mestre e doutor em Psicologia, professor adjunto de Psiquiatria e Psicologia Médica da UFRJ-Macaé, coordenador do grupo de pesquisa “Medicina, Psiquiatria e Sofrimento Psíquico na Era da Técnica”.

O filme “Amor”, do cineasta Michael Haneke, mostra uma história de amor apocalíptica, na qual um casal octogenário decide por um ponto final em suas vidas ao mesmo tempo depois da doença. A obra venceu na categoria de “Melhor Filme Estrangeiro”, no Oscar de 2012, abordando as fragilidades humanas.

“Mentes em Ação” é da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), implementado em parceria com o CFCG, vinculado à Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, da Secretaria Municipal de Educação. Nasceu para debater com profissionais e a sociedade temas polêmicos que fazem parte do cotidiano das pessoas.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.