Inscrições abertas para o II Fórum Municipal de Segurança Escolar

09/05/2019 10:26:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto / arquivo SECOM

Programação é voltada para educadores, conselheiros tutelares e profissionais que atuam com a área de segurança escolar

 

Estão abertas as inscrições para o II Fórum Municipal de Segurança Escolar, que acontecerá dia 22 no auditório Cláudio Ulpiano, da Cidade Universitária, às 13h. Os interessados devem se cadastrar neste endereço eletrônico.

Ao todo estão sendo oferecidas 200 vagas. O cadastro será encerrado até que todas sejam preenchidas. A programação é voltada para educadores, conselheiros tutelares e profissionais que atuam com a área de segurança escolar.

O objetivo do Fórum é discutir, analisar e implementar as estratégias de combate à violência nas escolas. Participam do encontro representantes de órgãos ligados à área de segurança escolar, Prefeitura de Macaé, integrantes da 123ª Delegacia da Polícia Civil, 32°Batalhão da Polícia Militar, Secretaria de Ordem Pública, Promotoria da Justiça Tutelar e Guarda Civil Municipal, além das cidades vizinhas e áreas de interesse.

O Fórum Municipal de Segurança Escolar contará com palestras como "Bullying no Ambiente Escolar: estratégias para prevenção e enfrentamento do tema", ministrado pela promotora de Justiça Titular da Promotoria Civil e Família de Rio das Ostras, Regiane Cristina Dias Pinto, às 14h.

Já às 14h30 será a vez da palestra "Violência Escolar e Medidas de Prevenção" com o coordenador de Policiamento e Proximidade do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM), major Leonardo Nogueira. Às 15h, o coordenador geral de Apoio Preventivo e Educativo da Guarda Municipal, José Carlos Moreira França, vai apresentar o tema "A segurança escolar em Macaé: prevenir, apoiar e educar".

A programação contará com grupos temáticos e a abordagem "Infraestrutura: ações a serem desenvolvidas para melhorar a segurança nas escolas". O segundo grupo será "Recursos Humanos" com o tema "Análise do RH para melhoria da segurança escolar". O terceiro grupo será "Escola" com o foco "Como melhorar a segurança dentro no entorno da escola?" e "Violência virtual/cyberbullying" com a temática "Como enfrentar a violência virtual?". No final do encontro haverá plenária final.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, as escolas contam com o apoio da Guarda Municipal, por meio da Coordenadoria de Apoio Preventivo e Educativo (Cape). "A equipe realiza visitas periódicas nas escolas e quando acionada, atua em casos de conflito. O Cape atua com guardas nas escolas, atividades de patrulhamento, ronda, cuidados com o patrimônio e ações educativas junto à comunidade escolar", pontua.

A educação de Macaé desenvolve mediação de conflitos para incentivar o diálogo através do convívio respeitoso e a formação de comissões e convivência. Além disso, a rede municipal promove o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), que atende cerca de 300 alunos das turmas de 5º ano de sete escolas.