Inscrições abertas para oficina de inovação de robótica

04/04/2019 11:47:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

No laboratório são disponibilizados os acessos às tecnologias e ferramenta

Estão abertas as inscrições para a oficina gratuita de inovação, que será ministrada pela equipe do programa #inovareaprender. Os interessados a partir de 12 anos podem se registrar pelo endereço https://goo.gl/forms/urzOjg5Ki7Slma272. O cadastro será encerrado assim que as vagas forem preenchidas. As aulas vão acontecer até dezembro no Lab Inovar, espaço público que funciona na Cidade Universitária que se destaca na região por atender estudantes, universitários e pessoas da comunidade a partir de sete anos.

O Lab Inovar e Aprender recebe crianças, jovens e adultos moradores de diversos bairros de Macaé que participam de oficinas gratuitas. O espaço ganhou reconhecimento por ser um laboratório voltado para criatividade e inovação, na qual são disponibilizados os acessos às tecnologias e ferramentas.

O ambiente é considerado makerspace e é frequentado por alunos da rede municipal, das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF), além de profissionais de ensino e população. A área funciona com desenvolvimento de jogos, preparação de equipes, realização de torneios, prototipagem, movimento maker e incentivo à cultura de gambiarra.

De acordo com a designer educacional e idealizadora do programa, Luemy Ávila, o programa #inovareaprender atua na gestão através da tecnologia e na formação dos estudantes. Ao todo cerca de 3 mil atendidos participam das aulas. A comunidade escolar também se envolve em atividades com os robôs. No espaço também são promovidas aulas de formação de robótica para os profissionais da educação.

Laboratório integra dois mil alunos

O Lab Inovar e Aprender recebe estudantes de 11 escolas municipais. Eles se dividem em estações, que integram dois mil estudantes do 1º ao 9º ano dos ensinos Fundamental e Médio. A previsão, de acordo com Luemy, é que até o fim do ano letivo cada equipe produtora das estações receba impressora 3D produzida no próprio laboratório.

O laboratório e a participação em olimpíadas e torneios validam o município como um dos que mais cresce no Estado do Rio na área da robótica educacional. Para isso, os integrantes do projeto de robótica nas escolas estão treinando para participar da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, que vai acontecer no dia 6 de julho, na sede do Instituto Federal Fluminense (IFF)

A iniciação à robótica é uma parceria com o Senai, Sesi, Confederação Nacional da Indústria e os polos da UFRJ e UFF.