Inscrições abertas para palestra sobre nota fiscal eletrônica

05/09/2017 11:18:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Bruno Campos

Programação é gratuita e será realizada no dia 20 deste mês, a partir das 9 horas, no Paço Municipal

A Prefeitura de Macaé, por meio da Controladoria Geral, está com inscrições abertas para o "Café com Palestra - Emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)". O evento gratuito, que acontecerá no dia 20 de setembro, a partir das 9h, no Paço Municipal, reunirá empresários, contadores e estudantes. O objetivo é debater as regras e benefícios do documento fiscal obrigatório desde janeiro.

A NFC-e é uma alternativa eletrônica para os atuais documentos fiscais em papel utilizados no varejo, reduzindo custos de obrigações acessórias aos contribuintes, ao mesmo tempo que possibilita o aprimoramento do controle fiscal pelas administrações tributárias. O consumidor também é beneficiado com a conferência da validade e autenticidade do documento.

De acordo com informações da Controladoria Geral, a emissão de NFC-e já é obrigatória em diversos estados brasileiros. A palestra, que será ministrada pelo consultor empresarial Márcio Santos, contribuirá para o empreendedor e comerciante entender melhor como funciona a NFC-e, os procedimentos para emissão, obrigatoriedade, e como isso impactará no negócio.

Gradativamente, todos os estados brasileiros estão aderindo à Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica. Ela apresenta inúmeras vantagens tanto para o empreendedor quanto para a sociedade e governo. Por isso, essa modalidade de nota fiscal está cada vez mais popular no país e se tornará obrigatória, com cronograma de implantação de janeiro de 2017 ao mesmo período de 2018, em estados como Rio de Janeiro, Alagoas, Distrito Federal e Paraná.

A NFC-e substitui as notas fiscais de venda ao consumidor, tais como a nota fiscal modelo 2 e o cupom fiscal emitido por ECF. Além de promover mais segurança e transparência às transações, uma das principais características do novo formato é a dispensa do uso da impressora fiscal. A NFC-e proporciona mais economia, aperfeiçoa as rotinas de compra e venda, com a redução de custos e simplificação do processo para empreendedores.

Para se inscrever basta preencher os dados no site www.ccaqfacil.com.br ou e-mail slopes@gmail.com.


Fotos Relacionadas