Inscrições abertas para Robótica Educacional

20/05/2019 18:53:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

O curso será ministrado na Cidade Universitária

 Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de “Robótica Educacional”, assunto de importância no mundo onde a robótica e suas tecnologias estão cada vez mais associadas ao processo de ensino e aprendizagem desde a infância. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), que organiza o curso.

O objetivo é que participem professores do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Geografia, História, Artes, Inglês, Espanhol, Orientador Pedagógico, diretor adjunto, diretor geral e profissionais do Ensino Médio, de forma que as disciplinas curriculares componham o trabalho.

As aulas serão teóricas e práticas, com três turmas, cada uma em um turno (manhã, tarde e noite), de 4 de junho a 21 de agosto, ministradas por Anselmo Pestana Ribeiro Costa, mestre em Sistemas de Informação pela UFRJ e pós-graduado em Redes de Computadores pela União Educacional do Norte-Acre e em Administração Pública e Gerência de Cidades pela Faculdade de Tecnologia Internacional, além de graduado em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade da Cidade.

A modalidade é presencial, com atividades complementares e não presenciais, como a construção de experimentos em grupo, com carga horária total de 40 horas de duração. O curso será ministrado na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros. O tema é tão importante para a educação que a prefeitura mantém, no campus, o Laboratório Inovar e Aprender com oficinas gratuitas de robótica o ano inteiro para a população.

A turma 1 do curso terá aulas às terças-feiras, no turno da manhã, das 9h30 ao meio-dia, nos seguintes dias: 4, 11, 18 e 25 de junho; 2 e 9 de julho; 6, 13 e 20 de agosto. A turma 2 terá aulas também às terças. Nestas datas, porém, no turno da tarde, das 15h30 às 18h; e a turma 3 inicia no dia 5 até 21 de agosto, sempre às quartas, em horário noturno, das 19h às 21h30, nos dias 5, 12, 19 e 26 de junho; 3 e 10 de julho; e 7, 14 e 21 de agosto.

Os participantes vão se envolver em atividades variadas de desenvolvimento da criatividade, organização espacial e construção de conceitos relacionados à robótica educacional, de maneira lúdica e interativa, favorecendo a realização de trabalhos em grupos, desenvolvimento da autoestima e o aprendizado da convivência com normas, limites e valorização do conhecimento científico e ações do espaço escolar.

O programa apresenta conceitos de Robótica e Robótica Educacional; software livre e hardware livre, lógica e lógica computacional, arduíno, sensores e shields, ferramentas de programação e games; construção de protótipos robóticos com caixas e latas de diferentes formas, estimulando a criatividade individual e em pequenos grupos; utilização da Informática Educativa, através de pesquisa de vídeos relacionados a exposições e feiras de robótica, definição de alguns temas visando a montagem de protótipos.

O conteúdo também proporcionará desenhar um projeto robótico, descrever suas funções e atribuir um nome; oportunizar atividades de estímulo aos trabalhos em grupos, os quais favoreçam a troca de ideias, a socialização; o levantamento de hipóteses e o incentivo para o desenvolvimento nos docentes do sentimento de que são capazes de aprender e criar de maneira lúdica, podendo levar a seus alunos novas tecnologias.

O CFCG é vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional da Secretaria de Educação e oferece diversos cursos de curta duração para a formação continuada dos profissionais da Educação. Está localizado na Cidade Universitária e o contato também pode ser via e-mail cfcgmacae@gmail.com.