Inscrições abertas para "Vidas em Rede"

14/02/2022 10:50:00 - Jornalista: Waleska Freire

Programa acontece todas as sextas-feiras pela manhã

Cuidar das emoções, da mente e do corpo com as práticas do Tai-Chi Chuan, meditação em movimento, musicoterapia gestáltica e reflexão. Essa é a proposta do programa "Vidas em Rede", que acontece todas as sextas-feiras, das 8h às 9h da manhã, através da plataforma Zoom. As inscrições dessa semana já estão abertas, gratuitamente, neste link. O tema da próxima sexta-feira (18) é “A partilha das emoções e saúde mental”.

Segundo o Professor doutor Paulo de Tarso de Castro Peixoto, coordenador da Universidade Livre e do Laboratório de Emoções, Afetos, Sociedade & Subjetividades, um dos aspectos fundamentais para o cultivo da saúde mental é a partilha das emoções. “A construção de espaços expressivos torna-se fundamental, não somente em tempos de pandemia. Expressar aquilo que fica contido, velado, retido, pode engendrar sofrimento e produzir, com o tempo, quadros psicopatológicos. O programa 'Vidas em Rede' é um dos espaços expressivos das emoções para o cuidado no campo da saúde mental de forma coletiva e criativa”, disse.

Esta ação é desenvolvida pela Secretaria Adjunta de Ensino Superior, através da Universidade Livre e do Laboratório de Emoções, Afetos, Sociedade & Subjetividades (LEMASS), em parceria com o Núcleo de Saúde Mental do Programa de Saúde Mental de Macaé, com o Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e outras instituições.

A grande potência da ação "Vidas em Rede" é a de acolher pessoas que vivem diferentes realidades sociais, emocionais, subjetivas, dando condições de expressão de seus sentimentos e afetos. A música, o trabalho corporal, a arte e a filosofia são os caminhos pelos quais todos os participantes encontram vias de expressão daquilo que está tão contido, tão guardado, construindo-se novos sentidos ao mundo intangível dos afetos.