Inscrições para 640 vagas em cursos de qualificação

15/08/2017 15:55:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo/João Barreto

Vagas são para 22 cursos gratuitos. Confira

A Secretaria de Educação abre amanhã, quarta-feira (16), 640 vagas para 22 cursos: informática básica, artes em tecido e linhas feito a mão, técnicas avançadas de artes com tecido e linhas feito a mão, corte e costura básico, esculturas em biscuit, técnicas avançadas de esculturas em biscuit, cabeleireiro básico, cabeleireiro avançado, design sobrancelha, barbeiro, manicure e pedicure, auxiliar de saúde bucal, cuidador de idoso, espanhol básico, conversação em espanhol, matemática básica I, matemática básica II, educação financeira, técnicas básicas de administração e logística, técnicas básicas para os serviços de recepção, noções básicas da ciência da medição: metrologia industrial, na saúde, científica e legal. Confira o edital.

Os interessados devem ir até a sede do antigo Cetep, localizado na rua Alfredo Backer, 363, Centro, das 8h às 17h, munidos de duas foto 3x4, cópia da identidade e CPF, comprovante residencial e comprovante de escolaridade.

De acordo com a secretária de Qualificação Profissional, Leandra Lopes, todos os cursos ofertados são gratuitos e todo material didático referente aos conteúdos teóricos dos cursos são fornecidos pelo secretaria. "A previsão é que os cursos comecem na segunda-feira (28). Os cursos tem, em média, a duração de dois a três meses para conclusão e, no final de cada curso, o aluno receberá um certificado de formação para apresentação no mercado de trabalho. Os cursos de auxiliar de saúde bucal e cuidador de idoso terão aulas práticas na "Casa do Idoso". Já os cursos de cabeleireiro e barbeiro são realizadas aulas práticas no próprio espaço, um "salão" dentro do Centro de Qualificação", ressaltou Leandra.

Um dos cursos que ganhou destaque no primeiro semestre de 2017 foi a formação para Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) que teve início no mês de maio e tem previsão de término para o mês de setembro. Com 300 horas de carga horária e uma equipe multidisciplinar formada por três dentistas especialistas, uma enfermeira, um técnico, instrutor de materiais e um técnico de anatomia e necropsia, o curso conta com a parceria do Centro de Especialidades Odontológica(CEO) e a Secretaria de Ensino Superior.

- O curso acontece na terça, quarta e quinta-feira em dois turnos, sendo eles, tarde e noite e os 100 inscritos foram divididos em duas turmas. Os alunos estão muito entusiasmados e dedicados ao curso. Durante os oito módulos eles vão entender o conceito da profissão, terão aula de ética profissional, marketing e relações humanas no trabalho, administração em odontologia, especialidades odontológicas, anatomia, funções periodontais e instrumentos, equipamentos e materiais dentários, biossegurança e fundamentos da enfermagem", ressaltou Leandra.

A Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional (antigo Cetep) atende, atualmente, cerca de 700 alunos participantes dos 22 cursos que acontecem de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite. Com duração média de três meses, os cursos oferecidos seguem eixos como ambiente e saúde, comunicação e informação, produção cultural e design, gestão e negócios, desenvolvimento educacional e social, turismo, hospitalidade e lazer, desenvolvimento educacional e social, controle e processos industriais e produção alimentícia. Entre os mais procurados estão os da área de beleza, como cabeleireiro básico,cabeleireiro avançado,auxiliar de cabeleireiro com ênfase em escovação e design de sobrancelha.