Inscrições para exibição do filme “Coringa” na Cidade Universitária

29/11/2019 09:53:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Filme encerra edição do projeto Mentes em Ação, em 2019

O projeto “Mentes em Ação: Saúde Mental e Cinema” levará a debate um filme com tema de interesse coletivo, na próxima segunda-feira (2 de dezembro), com exibição do filme “Coringa – coloque um sorriso nessa cara”, das 17h30 às 21h30, no auditório do Bloco B, na Cidade Universitária. A entrada é franca e os interessados só precisam se inscrever gratuitamente, no site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) ou pelo e-mail do projeto cinemaedebate@macae.ufrj.br. O mediador dos temas é o professor e médico psiquiatra Joelson Tavares Rodrigues, idealizador do projeto.

A modalidade é presencial e a duração do filme/debate são de quatro horas. O projeto acontece uma vez por mês, sempre numa segunda-feira, e “Coringa” será o último realizado este ano. A ideia do projeto é envolver profissionais da Educação, Saúde e demais interessados nas discussões e reflexões após a exibição de cada filme cujo tema tem a ver com saúde mental.

A abordagem, como sempre, são as doenças mentais que, apesar do conhecimento existente, muitos pacientes são subdiagnosticados, tendo o seu sofrimento ignorado, resultando em graves consequências. O tema será avaliado a partir do personagem do filme, o Coringa, vilão das histórias em quadrinho, que ajudará o público a pensar esse importante assunto e compreender a complexidade dos fatores desencadeantes das patologias mentais, que em muito excede o simples território de indivíduo e de se articular no tecido social.

Joelson Tavares é mestre e doutor em Psicologia, professor adjunto de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, campus-Macaé) e coordenador do Grupo de Pesquisa Medicina, Psiquiatria e Sofrimento Psíquico na Era da Técnica. Nesta mediação, ele estará junto com a professora Karla Santacruz, Maria Camila Burtinholli, David Richer e Maria Carolina Faria da Costa.

O projeto acontece em parceria entre a UFRJ e a Prefeitura de Macaé, por meio do Centro de Formação vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, da Secretaria Municipal de Educação.