Inscrições para Moradia Estudantil começam segunda

2019-03-29 14:31:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
Foto: Ana Chaffin
Contemplados vão morar na Casa do Estudante, no bairro Imbetiba

As inscrições para a seleção de vagas do projeto Moradia Estudantil Temporária 2019, da prefeitura, poderão ser feitas de 1º (segunda-feira) a 30 de abril. O prazo para encaminhamento da Carta de Interesse das Instituições de Ensino Superior, públicas e presenciais, fixadas na cidade de Macaé, foi estendido pela Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, conforme retificação do edital nº 004/2019, publicada, no dia 22, no Portal da Prefeitura.

De acordo com o novo cronograma, além do prazo de inscrição, as novas datas são: dia 3 de maio, divulgação do resultado da seleção; de 6 a 8 de maio, período de assinatura do Termo de Compromisso do Discente, bem como o Termo de Ciência e cumprimento irrestrito do Regimento Interno; 20 de dezembro, data-limite para entrega do Relatório de Acompanhamento Acadêmico do aluno contemplado do período disponibilizado à vaga, impresso e assinado pelo discente e pelo diretor da IES em que está matriculado.

As inscrições serão feitas, durante todo o mês de abril, nos dias úteis, de 8h ao meio-dia, na Secretaria Acadêmica de Ensino Superior, 3º andar, no prédio administrativo da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros. Os contemplados vão morar na Casa do Estudante, no antigo Hotel Colonial, no bairro Imbetiba, imóvel alugado pela prefeitura para implementar o projeto. Todos os quartos são suítes com camas, armário, frigobar e banheiro e há também uma cozinha coletiva com fogão industrial e geladeiras. O espaço tem porteiro 24 horas e foi inaugurado pelo prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, em outubro do ano passado.

As inscrições serão via carta de interesse feita pelos diretores das IES, no efetivo exercício das suas funções, requerendo vagas para os discentes maiores de 18 anos, através do preenchimento de formulário próprio e anexando os documentos relacionados no edital. As propostas devem atender a outros critérios, conforme a seguir: garantir a necessidade dos alunos que possuam situação de vulnerabilidade socioeconômica, oriundos de cidades distantes de Macaé; alunos matriculados somente em disciplinas isoladas ou que tenham sido aprovados em todas as disciplinas necessárias para a conclusão da graduação não estão aptos a participar do processo.

A seleção dos discentes é de total responsabilidade das IES, de acordo com as diretrizes pré-estabelecidas no Edital e seus critérios internos de seleção. A distribuição das vagas será feita com base na demanda enviada pela instituição, através da proporção percentual de alunos por instituição e sua relação direta com a distribuição, obedecendo ao mesmo percentual de participação no processo.

O projeto começou no segundo semestre do ano passado desenvolvido pela Secretaria de Ensino Superior, através da Superintendência Acadêmica, tendo como parceiros a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Federal Fluminense (IFF). Na primeira temporada foram beneficiados 48 estudantes.

O objetivo é oferecer condições de moradia aos estudantes de IES Públicas/Presenciais, sediadas em Macaé, em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, maiores de idade, oriundos de cidades distantes de Macaé, bem como contribuir para a permanência dos estudantes nas universidades, promovendo um ambiente de convivência e estudo.

Busca

Acesso Rápido

Destaque