Inscrições para o vestibular de Biologia terminam dia 6

01/09/2005 16:28:53 - Jornalista: Cesar Dussac

As inscrições para o vestibular do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, terminam na próxima terça-feira (06). As inscrições podem ser feitas pela internet, através do site www.vestibular.ufrj.br, ou no antigo prédio do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé - NUPEM/UFRJ -situado nas dependências do Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha.

O professor titular de Biologia da UFRJ, Francisco Esteves acha oportuno que os interessados no curso de graduação para licenciatura em Biologia conheçam alguns objetivos do NUPEM. “Dentre os objetivos do Núcleo, estão o desenvolvimento e o estímulo às atividades de pesquisas ecológicas, o desenvolvimento do ensino de graduação, pós-graduação, educação continuada e educação ambiental. Outro objetivo do Núcleo é disponibilizar para a sociedade as informações e descobertas proporcionadas pelas pesquisas científicas, além de realizar atividades voltadas ao desenvolvimento social, ambiental e o exercício da cidadania plena em Macaé e região”, explicou Esteves, que também é coordenador do NUPEM.

O professor enumerou as parcerias: Prefeitura Municipal de Macaé, responsável pelo apoio logístico e pela construção do novo prédio do NUPEM/UFRJ, Petrobras, que patrocina pesquisas, através do projeto Ecolagoas, governos estadual e federal, que concedem bolsas de estudos, e outras formas de apoio.

Segundo Francisco Esteves, Macaé ganhou o primeiro campus avançado da UFRJ, fora da capital, e o curso de graduação em Biologia, devido ao esforço do município. “O prefeito Riverton Mussi participa desse esforço junto à UFRJ, desde quando ocupava a presidência da Câmara, um trabalho que levou ao conhecimento dos parlamentares e ao qual deu continuidade, desde janeiro deste ano, quando tomou posse, apoiando o esforço do NUPEM para ter um curso de graduação, o que foi conseguido agora”, comentou.

Francisco Esteves contou que o trabalho começou há cinco anos. “Desde o início tivemos o total apoio do município”, lembrou o professor. Para ele, outros cursos de graduação da UFRJ deverão vir para Macaé, embalados pelo sucesso do curso de Biologia, que é o pioneiro. Segundo Esteves, a comunidade acadêmica aposta num curso de graduação como esse, que será ministrado, integralmente, por professores-doutores. “Acredito que a COPPE – outra entidade de pesquisas da UFRJ – possa trazer o curso de Engenharia de Produção, em futuro não muito distante”, concluiu.