Investimentos da prefeitura ampliarão pesquisas sobre a Covid-19

30/11/2021 10:39:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Rui Porto Filho

A primeira parte de um novo laboratório será inaugurada em fevereiro

Leituras de dosagem de anticorpos adquiridos pós-vacinação, mapeamento de novas variantes do vírus e estudos sobre as sequelas provocadas pela infecção da Covid-19 fazem parte da lista de pesquisas que serão ampliadas em Macaé, a partir da inauguração do novo laboratório construído com recursos da prefeitura através de cooperação técnica celebrada junto ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A primeira parte do laboratório, único na região referenciado pelo Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), está prevista para ser inaugurada em fevereiro de 2022 e representa os esforços compartilhados entre o município e o NUPEM nos estudos sobre a evolução da pandemia do município, que ajudam a definir ações importantes para garantir a Macaé o menor índice de letalidade por Covid-19 em todo o Estado do Rio de Janeiro.

"As pesquisas sobre a evolução da Covid-19 na cidade são decisivas para as estratégias adotadas pela Secretaria de Saúde no enfrentamento à doença. Com o laboratório esses estudos serão ampliados, permitindo que uma nova etapa seja realizada no que se refere às análises dos cenários pós-Covid-19", destaca Keity Nocchi, coordenadora dos laboratórios da Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde.

Através do Projeto Covid-19, estabelecido a partir da cooperação técnica entre a Secretaria municipal de Saúde e o NUPEM, Macaé conseguiu, de forma efetiva, cumprir protocolos que hoje asseguram ao município a manutenção do cenário de risco baixo (bandeira verde), com a redução em mais de 87% no número de óbitos, além da queda dos índices de contágio.

A partir da instalação do novo laboratório, os pesquisadores do NUPEM terão maior capacidade para realizar procedimentos como coleta de amostras biológicas de pacientes indicados pela Saúde, a extração genética do vírus para mapeamento de variantes, leitura de dosagem de anticorpos, além de leituras sobre os efeitos da infecção do coronavírus.

"Macaé será a única cidade da região a contar com um laboratório voltado a pesquisas da Covid-19 referenciado pelo LACEN, que é a referência nessas análises em nosso Estado. No novo espaço também vamos contar com um sistema de servidor moderno que permitirá maior capacidade de processamento de dados analisados por nossas equipes", explica a professora e uma das coordenadoras do Projeto Covid-19 do NUPEM, Cíntia Monteiro de Barros.

Com cerca de R$ 1 milhão investidos pela prefeitura, o novo laboratório do Projeto Covid-19 no NUPEM auxiliará também a Saúde a acompanhar os efeitos da vacinação, reforçando assim a importância da aplicação das Duas Doses para assegurar a imunização da população, além do complemento da Dose de Reforço especialmente para os idosos.

"Ainda temos um longo caminho de estudos e protocolos referentes a Covid-19. Vivemos hoje um novo cenário. E já nos preparamos para o momento pós-Covid. Por isso a importância dessa parceria com o NUPEM", afirma a Secretária Municipal de Saúde, Liciane Furtado.


Fotos Relacionadas