Jornada do Cetep tem técnicas de escova, pintura artística e fotografia

26/11/2019 13:01:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

Evento oferece aulas gratuitas de escova

Os cursos de “Técnicas básicas de escova”, “Pintura artística facial”, e “Técnicas de Fotografia com o Uso do Celular” foram os destaques na 3ª Jornada Tecnológica e Profissional do Cetep, nesta terça-feira (26), e muitos participantes estão pedindo bis. É o caso de Juliana Ivo, moradora na Comunidade Malvinas: “Me inscrevi para pintura artística facial e estou amando tudo neste evento. Com certeza o conhecimento que adquiri aqui, junto com a prática, será o diferencial no meu trabalho daqui em diante”.

Ela contou que trabalha com animação de festas e agora poderá oferecer no mesmo pacote de serviços a pintura artística facial. Já Renata Maria Gomes escolheu técnicas básicas de escova, cujo curso foi oferecido em salão parceiro no centro da cidade e deixou os alunos encantados. “Aprendi demais. Muitas dicas para fazer um cabelo perfeito e rápido com técnicas que facilitam bastante o nosso trabalho”, contou ela que já fez o curso no Cetep e está aproveitando a jornada para reciclar o conhecimento.

Nesta quarta (27) haverá o curso Fundamentos da Engenharia do Petróleo: conceitos básicos de perfuração de poços, que continua na quinta (28), das 8h às 17h, com Magda Denise Cardoso, e também é bastante aguardada a “Barboterapia”, das 18h30 às 21h30, com Lino Santana.

Juliana disse que já fez quase todos os cursos da área de beleza do Cetep, como designer de sobrancelhas, cabeleireiro, manicure e barbeiro. “É a área da minha vida”, observou dizendo que trabalha também com pintura em tecidos, mas é diferente da pintura facial que aprendeu na jornada.

Os professores Adalberto de Jesus Santos e Luiz Medrado ensinaram as técnicas de contorno, preenchimento, esfumado e coloração com dicas de como fazer arte facial em crianças e adultos, em diferentes níveis de dificuldade, desde desenhos simples como borboleta até a caveira mexicana que preenche o rosto com efeito de uma máscara do personagem. O curso de fotografia foi ministrado por Alexandre Pinheiro da Silva e o de técnicas de escova por Tony Bernardino.

“O bom é que aqui no Cetep, também nos ensinam o lado prático de como ganhar dinheiro com o que aprendemos. Por exemplo, podemos fazer pintura fácil artística em festas infantis, festas a fantasias, confraternizações e em vários outros eventos”, destacou Melii Fukami, moradora do Bairro Ajuda de Baixo, que se disse encantada com a jornada. Ela está concluindo o curso de auxiliar de análise de laboratório, no Cetep, e, rapidamente, entrou no clima de pintar um gatinho no rosto da colega. “O curso é rápido, porém, o mais importante é a nossa dedicação em aprender”, enfatizou.

A Jornada – A Jornada foi aberta na segunda (25), com palestra sobre “Gestão do Microempreendedor Individual (MEI)”, ministrada por Adail Costa, e continua até o dia 13 de dezembro, também com cursos, workshops e oficinas atingindo público variado que poderá se capacitar, reciclar e ganhar conhecimento sobre áreas diversas.

Os participantes da jornada se inscreveram nas atividades que escolheram e todos levam o material para utilizar durante as ações. A jornada é voltada para quem tem mais de 16 anos de idade e há atividades nos turnos da manhã, tarde e noite também na unidade do Cetep Barra, que fica próxima ao 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM), na Barra de Macaé. O Cetep Centro funciona à Rua Alfredo Backer, 363, próximo à sede do Corpo de Bombeiros.

Confira as próximas atividades

Cursos

Fundamentos da Engenharia do Petróleo: conceitos básicos de perfuração de poços, dias 27 e 28/11, das 8h às 17h, com Magda Denise Cardoso;

Básico de primeiros socorros, 30/11, das 8h às 17h, com Ana Caroline e Jhonathan Melquiedes;

Proteção radiológica na Odontologia, dia 2/12, às 14h, com Alberto Eduardo Mattos Teixeira;

Automaquiagem – Make Básica com Cílios Postiços, dia 4/12, das 13h às 17h, com Karina Ferreira da Silva;

Alongamento com unhas postiças, dia 6/12, das 8h ao meio-dia, com Priscila Combat;

Doces personalizados em pasta de leite ninho, em data a definir, das 8h ao meio-dia, com Crisane Fernanda Jacob.

Oficinas

Libras, dia 10/12, das 9h às 13h, com Cristiane Lopes de Queiroz;

Enfeites natalinos em feltro, dia 13/12, das 8h ao meio-dia, com Marília Azevedo de Oliveira.

Workshops

Barboterapia, dia 27/11, das 18h30 às 21h30, com Lino Santana.

Aplicação de papel de parede, dia 3/12, das 18h30 às 21h30, com

técnicas avançadas de corte masculino, dias 4 e 5/12, das 18h30 às 21h30, com Lino Santana;

Sobrancelhas de hena para barbeiros, dias 11 e 12/12, das 18h30 às 21h30, com Lino Santana;

Massa fina e broa de milho, dia 11/12, das 13h às 17h, com Wagner Porto.

Palestras

Saúde mental no ambiente de trabalho, dia 29/11, das 14h às 17h, com Taís Dinis;

Entrevista para emprego em empresa, dia 3/12, das 8h30 às 11h30, com Miria Januário Gomes;

Como se comportar em uma entrevista de emprego, dia 4/12, às 14h, com Deyse Frota;

Reforma da Previdência, dia 11/12, das 14h às 16h, com Monica Gonçalves.


Fotos Relacionadas