‘Língua do P’ terá núcleo de mulheres

21/02/2019 09:30:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Arte do evento e Arquivo Secom

A estreia em 2019 será nesta quinta-feira (21), às 19h, no Teatro

O projeto de ação cultural para incentivo da leitura, produção e fruição da poesia, Língua do P, tem como tema de sua primeira edição de 2019 ‘Língua do P para elas’. O encontro será nesta quinta-feira (21), com entrada franca. O projeto volta a acontecer semanalmente, às 19h, no Balcão Nobre do Teatro Municipal de Macaé.

Uma das organizadoras do projeto, a poeta e professora Isabella Ingra, cita a escritora Marina Colasanti. "Hoje sabemos que temos capacidades ilimitadas", convidando a todas a produzirem textos e a um “compartilhar de palavras, pensamentos e afeto através da literatura e poesia”, disse.

A poeta explica que, a partir desta edição, o projeto ‘Língua do P’ se estenderá com a criação de um núcleo de mulheres que desejam estudar escritoras que ajudaram a construir a história da literatura mundial.

Segundo Isabella, a perspectiva da mulher e sua prática literária estão cada vez mais em evidências. A professora frisa que o ato da escrita e leitura para mulheres representa uma ruptura de pensamentos que a colocavam em um patamar inferior.

"A mulher sempre representou uma figura de muitas facetas e sempre influenciou a sociedade com seu intelecto e suas nuances. Entretanto, ao longo dos séculos, a mulher pouco conseguiu contar por ela mesma os caminhos do mundo e como se sentia em estar inserida nesse grande planeta azul. Ao longo do tempo, ela foi conquistando o campo da literatura com cada vez mais empoderamento e determinação, embora exista um longo caminho pela frente", frisa.

O Teatro Municipal de Macaé fica na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro.