LiTELAtura agita a Biblioteca Municipal

2020-02-05 09:49:00 - Jornalista: Adriana Bacellar
Compartilhe:  
Foto: João Barreto
O projeto teve início com a ficção científica de “O Homem Bicentenário”

A Biblioteca Pública Municipal Télio Barreto recebeu, na tarde desta terça-feira (04), o pontapé inicial do projeto ‘LiTELAtura’. Trata-se de iniciativa que, a partir de obras literárias expressivas dentro do panorama mundial, pretende dar relevância a temas caros à atualidade através da exibição de filmes baseados em livros.

O projeto teve início com a ficção científica de “O Homem Bicentenário”, baseado no livro de mesmo nome de Isaac Asimov. O escritor, russo de nascimento e norte-americano por naturalização, completaria 100 anos neste janeiro de 2020, e por isso foi escolhido como o escritor que inauguraria a mostra de cinema.

Dirigido por Chris Columbus e lançado em 1999, véspera do novo milênio, o filme mostra a relação entre robôs e humanos. Ele destaca também a importância da subjetividade, dos sentimentos e da própria mortalidade como qualidades essenciais para a definição e a existência dos seres humanos.

O roteiro do filme se passa em 2005, quando uma família americana compra um novo utensílio doméstico. Trata-se do robô chamado Andrew (Robin Williams), adquirido por uma família para realizar tarefas domésticas simples. No entanto, aos poucos ele vai adquirindo também traços característicos dos humanos com quem convive, como curiosidade, inteligência e personalidade própria.

A partir daí, tem início a saga de Andrew em busca de liberdade e de se tornar, na medida do possível, humano. Tal jornada inclui até mesmo processos judiciais para não apenas defender os seus direitos, como para ter acesso a avanços tecnológicos que o permita, por exemplo, comer e se aproximar ainda mais da fisiologia humana.

O livro ‘O Homem Bicentenário' de Asimov foi contemplado com os prêmios “Hugo” e “Nebula”, em 1976, como a melhor novela de ficção científica lançada na época.

Na próxima terça-feira (11), também às 15h, o LiTELAtura terá continuidade com outro filme realizado a partir da obra de Isaac Asimov. O filme do dia 11/02 será “Eu, Robô”, com Will Smith como protagonista.

A entrada é franca e a Biblioteca Pública Municipal Télio Barreto fica na rua Teixeira de Gouveia 634, no Centro de Macaé.

Busca

Acesso Rápido

Destaque