Literarte 2018 começa nas escolas a partir de segunda

17/08/2018 16:37:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Proposta é incentivar cada vez mais o gosto pela leitura

As escolas municipais estão se preparando para o Literarte 2018, que começará segunda-feira (20) e vai até o dia 31. Pais, responsáveis e a comunidade escolar poderão visitar os espaços para apreciar os trabalhos. O tema gerador das atividades que serão desenvolvidas é “A diversidade”. A programação contará com apresentações como dança, teatro e performances, exposições de artes plásticas e produção literária, trabalhos artísticos e gêneros textuais produzidos pelos alunos nas salas de aula. Este ano, a proposta é incentivar cada vez mais o gosto pela leitura. Diante disso, o destaque da Literarte será a homenagem a Ziraldo, cartunista, caricaturista, escritor e jornalista.

O objetivo é despertar na comunidade escolar a iniciativa de registrar as experiências de aprendizagem a partir da interação com o meio em que vive, costumes e pessoas, com base nas obras de Ziraldo. A oportunidade será também para relembrar a trajetória do criador de personagens reconhecidos como o Menino Maluquinho. Para melhor apresentação dos trabalhos, as escolas municipais poderão realizar as atividades em mais de uma data.

De acordo com a secretária de Educação, Leila Clemente, a programação interdisciplinar vai contribuir para revelar potencialidades, aguçar a criatividade e habilidades dos alunos contribuindo assim com o desenvolvimento das habilidades dos alunos.

Para elaboração dos trabalhos, professores e alunos, se envolveram em pesquisas e estudos dirigidos diante das disciplinas de Geografia, Língua Portuguesa, Artes e Literatura, Artes e História. A culminância do projeto Literarte será no II Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac), previsto para os próximos meses, que contará com debates, workshops, conversas e atividades literárias-artísticas e culturais, que terão como homenageado Ziraldo.