Literarte começa segunda com foco na cultura afro

04/05/2019 13:14:00 - Jornalista: Joice Trindade

O ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas será reforçado neste mês de maio com a Literarte, programação que acontecerá entre os dias 6 e 10 nas escolas municipais. Na oportunidade, os pequenos da Educação Infantil, além dos alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), serão envolvidos em atividades pedagógicas, que terão como tema Mama África - Explorando a Literatura e a Arte como forma de vencer o preconceito", em homenagem a Nelson Mandela. Como estratégia de trabalho estará a utilização de diversos atores, escritores e poetas, que retratam a cultura afro-brasileira.


A escolha do tema é uma homenagem a Nelson Mandela, líder da luta negra, cujo centenário está sendo lembrado nas unidades de ensino desde o ano letivo de 2018. Uma das escolas que realizará programação é o Colégio Engenho da Praia. Na segunda-feira (6 de maio), os alunos da unidade vão expor produções específicas sobre o tema. Também será ministrada palestra especial da coordenadora Programa de Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Kátia Magalhães, que falará sobre Africanidade.

O ciclo de palestras acontecerá em horários de atividades dos professores e com os alunos. A formação segue a Lei de Diretrizes Curriculares Nacional , relações étnico-raciais e a Lei 10.639/2003. Já no mês de junho haverá encerramento do curso "Ubuntu-história e cultura afro-brasileira", oferecido em parceria com o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM).

Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, a educação de Macaé conta com o Programa de Cultura Afro-Brasileira e Indígena, que visa instrumentalizar os educadores do município com as novas metodologias. "É de suma importância trabalhar com a temática das relações raciais junto à comunidade escolar", ressaltou.

Literarte

Considerada uma das principais programações do calendário letivo, a Literarte reúne estudantes nas salas de aula, corredores e pátios em atividades diversificadas, voltadas para múltiplas linguagens. Para elaboração dos trabalhos, os alunos são conduzidos por professores em atividades diferenciadas, pesquisas e estudos em áreas como Língua Portuguesa, Artes e Literatura, História e Geografia. No decorrer da Literarte, os estudantes farão parte de apresentações de dança, teatro, artes plásticas, performances e exposições de trabalhos produzidos nas salas de aula, como cartazes, maquetes, poesias e produção com materiais recicláveis.