Literarte movimenta as escolas municipais

18/08/2017 15:42:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Programação segue até o final do mês

A Literarte está movimentando escolas da área central, bairros e da região serrana. A programação interdisciplinar, que faz parte do calendário letivo e segue até o final do mês, foi realizada oficialmente no decorrer desta semana. Os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) se mobilizaram em atividades pedagógicas com o tema "Sobre o lugar em que vivemos".

Durante o evento, alunos participam de exposições de trabalhos produzidos em salas de aula como produção de gêneros textuais, dança, trabalhos artísticos com materiais recicláveis, produção de cartazes, maquetes e teatros. Para elaboração dos trabalhos, professores e alunos se envolveram em pesquisas e estudos dirigidos diante das disciplinas de Geografia, Língua Portuguesa, Artes e Literatura.

No decorrer desta semana, a programação foi marcada nas escolas Maria Letícia Santos Carvalho, Leonel de Moura Brizola, Neusa Goulart, Onilda Maria da Costa e as de Educação Infantil Lia Koop Franco, Sônia Regina de Souza Lapa e Interagir. A Escola de Educação Infantil Wanderley Quintino Teixeira, (Malvinas) encerrou o Literarte, nesta sexta-feira (18). A ocasião que teve a abordagem "A arte de brincar e colorir. Macaé nas entrelinhas" foi marcada por exposição de livros produzidos pelos pequenos autores.

Também nesta sexta-feira (18), cerca de 400 alunos da Escola de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos (Centro) fizeram parte da culminância da programação que destacou a temática "Era uma vez Monteiro Lobato". A garotada, na faixa de dois a cinco anos, teve oportunidade de interagir com os familiares ao mostrar trabalhos ligados ao mundo e município que vive.

A atividade contou com oficina de nutrição acompanhada pela personagem dona Benta, teatro com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo e mostra de maquetes. Entre os alunos participantes estavam: Dafne Romão, Carolayne Ribeiro e Karine da Cruz. "Tudo foi muito legal", contaram.

Adriana Duque, mãe do aluno Miguel de três anos, elogiou a programação. "Estou maravilhada. Morava no Rio e nunca tive a chance de presenciar atividades culturais na antiga escola do meu filho". Ana Paula de Souza é da mesma opinião. "Todos estão de parabéns. É muito bom ver minha filha Ana Júlia tão participativa e entrosada", comentou.

A proposta do Literarte, segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, é revelar potencialidades, aguçar a criatividade dos alunos, contribuindo assim com o desenvolvimento de suas habilidades.


Fotos Relacionadas