Macabaíba: o melhor do artesanato macaense

12/01/2005 15:00:24 - Jornalista:

Os artesãos do município de Macaé têm um ponto certo para expor seus trabalhos: a loja Macabaíba. Funcionando na Av. Rui Barbosa, 780, no Centro Macaé de Cultura, de 2ª a 6ª das 9h às l8h e aos sábados das 9h às 13h, a Macabaíba vende o melhor do artesanato macaense.

Maria Sônia Klem, administradora da loja, explica que depois das boas vendas do Natal, a Macabaíba está recebendo novas mercadorias que estarão expostas a partir da segunda quinzena de janeiro. O material utilizado pelos artesãos para a confecção das peças, é o mais variado possível. Jornal reciclado, fibra de bananeira, papel machê e pattchwork (trabalhos com retalhos) viram belas peças de artesanato, como porta-revista, bonecos, vasos, colchas, etc.

Todos as peças que são vendidas na loja passam primeiro pelo crivo da comissão de avaliação do Sebrae, que as classifica, ou não, como artesanato. Uma reunião mensal, com a equipe da Fundação Macaé de Cultura e do Sebrae, define os produtos que realmente têm qualidade para serem expostos na Macabaíba. Célia Jatobá, assessora de divulgação da Fundação Macaé de Cultura, avisa que a próxima reunião será no dia 14 de fevereiro no Café do Teatro.

Como administradora da loja, Maria Sônia diz que a maioria dos clientes da Macabaíba é composta por pessoas de fora da cidade que acabam levando uma lembrança de Macaé em forma de artesanato. Os artesãos macaenses agradecem.