“Macaé aCredita em Você” forma agentes de crédito

23/07/2014 17:11:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

O objetivo é oferecer crédito para a expansão de microempreendedores

O Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) lançou, nesta terça-feira (22), o programa “Macaé aCredita em Você”. A proposta da Prefeitura é gerar cultura empreendedora no município, através da orientação a microempreendedores para aquisição de crédito com o objetivo de expandir sua atividade. Essa iniciativa é capaz de impulsionar a economia local, aumentando as oportunidades de trabalho e renda. O lançamento do “Macaé aCredita em Você” aconteceu durante o encerramento do Programa de Formação para Agentes de Crédito (PFAC). Quinze pessoas participaram dessa qualificação oferecida pelo Fumdec. O curso teve duração de nove dias e foi realizado em um hotel no distrito de Quissamã, Barra do Furado.

Os cursistas foram selecionados pela empresa responsável pelo treinamento entre 75 pessoas recrutadas pela Secretaria de Trabalho e Renda. A Prefeitura fará, em breve, um novo recrutamento, pois a intenção é formar um grupo com vinte agentes. De acordo com o representante da Agência Estadual de Fomento (AgeRio), José Francisco Bastia, que ministrou o curso junto com a sua equipe, o “Macaé aCredita em Você” se destaca dos programas semelhantes já realizados no país não somente pelo elevado número de agentes, mas pela qualidade dos produtos oferecidos aos microempreendedores. Os empréstimos junto às instituições financeiras podem chegar a R$15 mil, com juros de 0,39% a 1,21% ao mês. As operações de crédito são feitas através da Caixa Econômica Federal e da AgeRio.

- Esse modelo de capacitação é o ideal para imersão do cursista na proposta apresentada, acelerando o processo de aprendizagem. Com essa equipe, aqueceremos a economia dos bairros, dando todo o acompanhamento ao microempreendedor. Nosso intuito é fazer que o dinheiro gire na cidade, disse o presidente do Fumdec, Vandré Guimarães.

A estudante de Administração, Fernanda Andrade, 18 anos, viu a proposta do Fumdec como boa oportunidade para seu primeiro emprego. "Gostei do curso e vejo a função como um desafio. Pretendo ajudar as pessoas a não terem medo de investir", ressaltou. Também a estudante de Serviço Social, Evelania de Souza, 28, ficou satisfeita. "Espero que meu trabalho edifique o de outras pessoas", salientou.

O programa do curso abordou: análise econômica da operação; atuação do comitê de crédito; contratação; acompanhamento; cobrança; ética; simulação e prática de atendimento, entre outros temas. A equipe começará a atuar, nesta sexta-feira (25), divulgando o “Macaé aCredita em Você” durante a 35ª Expo Macaé. Em seguida, os agentes serão deslocados para os bairros , onde vão apresentar o programa a microempreendedores, como barbeiros, pipoqueiros, confeccionistas e lojistas, oportunizando crédito àqueles que não tinham acesso. O Fumdec realizará ainda mutirões de atendimento nas comunidades.