Macaé adere ao Programa Eleitor do Futuro

28/03/2017 17:20:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Alunos do nono ano vão simular uma campanha eleitoral e sugerir melhorias para a cidade

O Programa Eleitor do Futuro, voltado para educação política e exercício da cidadania de estudantes do nono ano da rede, foi lançado nesta terça-feira (28), no auditório da Secretaria de Educação. Quatro escolas vão participar de um processo eleitoral fictício com direito à urna eletrônica cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e apresentação de plataformas políticas, que terá início com o registro das candidaturas.

O programa será iniciado em abril e finalizado com votação e diplomação dos candidatos eleitos. Em seguida, eles encaminharão uma carta de intenções para gestores públicos do município.

Haverá a participação de 563 estudantes do nono ano das escolas Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), Ciep Maringá (Campo do Oeste), Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro) e Leonel Moura Brizola (Barra). O programa é uma parceria da 254ª Zona Eleitoral de Macaé, Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro com a Secretaria de Educação de Macaé, por meio da Superintendência Administrativa, Superintendência de Educação Integrada e Programa Municipal de Conselhos Escolares.

Participaram do lançamento a analista judiciária e chefe da 254ª Zona Eleitoral, Brunella Amorim Pagotto, o Técnico Judiciário, Eduardo Gouveia, além da Superintendente de Educação Integrada, Andrea Martins, Superintendente Administrativa, Ana Paula Aguiar, além da secretária Adjunta de Educação Básica, Leila Clemente, que representou o secretário de Educação, Guto Garcia.

A coordenadora dos Conselhos Escolares, Márcia Correa, explicou que Macaé foi uma das poucas cidades a apresentar em tempo hábil o projeto e ser selecionada pela Escola Judiciária. "Estamos felizes. O objetivo é que no próximo ano, o projeto seja ampliado para outras escolas", pontua.

Partidos fictícios exercitam a cidadania

Os alunos participarão de oficina de preparação e desenvolvimento de campanha e fiscalização de propaganda eleitoral. Para isso, cada escola designa até seis educadores para desenvolver as oficinas, acompanhar a preparação e a realização da campanha e a fiscalização da propaganda eleitoral. Os professores também vão acompanhar o trabalho dos cinco partidos: "Vida e Saúde", "Liberdade, Respeito e Dignidade", "Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escolar", "Segurança Pública e Combate à Violência" e "Educação, Profissionalização e Cultura".

A diretora do Ciep Municipal Leonel de Moura Brizola, Eliane Araújo, afirma que o projeto terá a participação de cem alunos. "A visão de mundo dos nossos alunos será ampliada", destaca.

Zona Eleitoral apoia iniciativa

Outra novidade é que a equipe da 254ª Zona Eleitoral de Macaé encaminhará com antecedência para cada escola, títulos eleitorais fictícios para a habilitação dos alunos ao exercício do voto, fará a montagem dos locais de votação e iniciará em conjunto com os mesários o processo eleitoral seguindo todas as orientações que serão encaminhadas pela Secretaria de Educação.

A apuração e o resultado da eleição serão realizados pela equipe da Secretaria de Educação em conjunto com a equipe da 254ª Zona Eleitoral. O partido vencedor entregará uma carta de intenções à direção da unidade escolar, à Secretaria de Educação e ao prefeito de Macaé, como resultado das discussões.

Processo eleitoral vai agitar escolas

Os alunos também serão informados sobre a importância do voto e da participação nos organismos escolares de representação estudantil (grêmios e conselhos escolares), bem como a sua participação futura na escolha dos representantes municipais, estaduais e federais.

As escolas contarão com palestras apresentadas pelos servidores da Justiça Eleitoral. Eles vão destacar de forma descontraída e com a participação dos alunos temas como cidadania, principais direitos fundamentais, formas de exercício do poder (Legislativo, Executivo e Judiciário), o direito ao sufrágio e seu exercício pelo voto, o processo eletrônico de votação e outros procedimentos eleitorais, incentivando o alistamento dos jovens entre 16 e 18 anos. A oportunidade também vai incentivar os alunos a partir de 16 anos a solicitar o título de eleitor.


Fotos Relacionadas