Macaé ajuda a preservar Reserva União

16/03/2005 11:44:13 - Jornalista:


O município de Macaé, através da secretaria de Meio Ambiente, participou nesta terça-feira, 15/03, de uma oficina de planejamento organizada pelo Ibama e a UFRJ, para elaboração do Plano de Manejo da Reserva Biológica União (Rebio). A oficina acontecereu no Hotel Praia Villarejo, em Rio das Ostras, eunindo cerca 40 pessoas selecionadas de diversas entidades, como o Incra, grupos de assentados, ongs, empresas e secretários de Meio Ambiente dos municípios de Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu.

Cerca de 45% da área de entorno da Reserva Biológica União pertence ao município de Macaé, situando-se na região serrana. De acordo com a professora da UFRJ, Maria Fernanda Quintela, que está na Coordenação do Plano de Manejo da Rebio, a oficina servirá ao levantamento de dados acerca dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, com o objetivo de assegurar a proteção e recuperação de remanescentes da Floresta Atlântica e formações associadas, e da fauna típica que delas depende, em especial o mico-leão-dourado. “- O plano de manejo é o principal instrumento para a proteção das unidades de conservação. Através dele será possível desenvolver e direcionar projetos futuros para a região”, adianta a coordenadora. O Plano de Manejo da Reserva União será financiado por medida compensatória da Termoelétrica Norte Fluminense.

Área e localização – A Reserva possui uma área de 3.126 hectares. Está localizada no estado do Rio de Janeiro, nos municípios de Casimirio de Abreu, Rio das Ostras e Macaé. O acesso à unidade é através da BR-101. No KM 185 encontra-se a sede administrativa. As Rebios só atendem a pesquisadores e ações de educação ambiental.