Macaé aposta no Instituto de Ciência & Tecnologia para o desenvolvimento

09/10/2015 09:16:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Bruno Campos

Empreendedores apresentaram seus modelos de negócios nesta quinta-feira

Os dez empreendedores que apresentaram seus Modelos de Negócios durante a etapa classificatória de Seleção para o Programa de Incubação de Empresas do Instituto Macaé de Ciência & Tecnologia (IMCT) saberão, na próxima quarta-feira (14), pelo Portal da Prefeitura, quais serão as cinco propostas contempladas. Macaé é uma das poucas cidades no país que pode contar com um Instituto desse tipo, o que lhe dá uma vantagem na expectativa de desenvolvimento econômico e social.

Essa conveniência não se restringe à cidade. Ela pode estimular também o crescimento de municípios vizinhos, afetando índices regionais, como empregabilidade e qualidade de vida. Isso porque a popularização da pesquisa e o incentivo à capacitação levam a um produto ou serviço de mais qualidade, em áreas diversificadas, e até à inovação. Tudo isso pode ser traduzido em maior competitividade, mais divisas para a cidade, mais empregos e melhores condições de vida para o cidadão.

Nos últimos meses, o Instituto de Ciências &Tecnologia se destaca por abrigar o Projeto do Macaé Techno Park (Parque Científico e Tecnológico), há quase dois anos em execução. Entretanto, devido à instabilidade econômica atravessada pelo país, o projeto arquitetônico, na Linha Verde, foi adiado.

Nem por isso, quatorze empresas deixaram de ser pré-incubadas no IMCT, que já seleciona os cinco primeiros Modelos de Negócios para o ciclo inicial de incubação. Nesta semana, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Joelson Tavares, passou a presidente do Instituto.

- Popularizar os conhecimentos, abrir as portas para os empreendedores, para os estudantes, para as ideias, incentivar a inovação, a busca por soluções práticas, capacitar, mostrar para a sociedade que esses saberes podem ser acessíveis e fazer, como setor público, a ponte entre o setor produtivo e a universidade, esses são alguns dos nossos objetivos -, diz o diretor-presidente do IMCT.

Presente durante todas as apresentações da Seleção - que aconteceu nesta quinta-feira (8) -, a coordenadora da Incubadora de Empreendimentos de Macaé e subsecretária da Micro e Pequena Empresa, Carla Cabral, disse que estava satisfeita de contar com o dobro do número esperado de empresas na etapa seletiva, porque cinco delas conseguiram apresentar documentos pendentes ainda no prazo da etapa eliminatória. “Todos os Modelos de Negócios superaram as nossas expectativas. Não será uma escolha fácil para a banca pelo alto nível dos trabalhos”, ressalta.

Projetos
- A maioria dos concorrentes busca a estruturação do seu próprio negócio, visando à manutenção e expansão de sua empresa. Outras tendências majoritárias são: o desenvolvimento de negócios voltados para o atendimento das necessidades do mercado (mesmo aqueles que nasceram em meio acadêmico têm essa característica). Apenas um dos projetos acontece em um município vizinho, os demais, em Macaé. Mais um dado comum é que os participantes, em sua maioria, consideram que a chancela da prefeitura pode abrir portas para os seus negócios. Em um município como Macaé, em que quase 90% de suas empresas são Micro e Pequenas, um órgão como o IMCT pode ser o divisor de águas na vida de muitas famílias e criar empregos e renda mesmo em tempo de crise.

Representação regional

Se já era significativa a importância do Instituto de Ciência & Tecnologia para as regiões Norte e Noroeste Fluminense, ainda mais evidenciada ficou, neste ano, depois que o “Projeto de apoio a Ciência &Tecnologia” apresentado pelo IMCT foi contemplado pelo edital da Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Pelo bom trabalho realizado no município, nos últimos dois anos, voltado para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a cidade, na pessoa de Robério Fernandes, recebeu a coordenação regional do evento. Uma das principais metas do IMCT é o incentivo à curiosidade científica, desde os primeiros anos de escolaridade, e o estímulo à inovação, aproximando a população do universo científico. O instituto está estrategicamente localizado junto às firmas e ao polo universitário, na rua Alcides da Conceição, 159, Novo Cavaleiros.


Fotos Relacionadas