Macaé avança na realização de testes para a Covid-19

10/07/2020 15:09:00 - Jornalista: Assessoria Nupem/UFRJ

Foto: Divulgação

Iniciativa conjunta já realizou cerca de 1600 testes no município

Desde abril de 2020, Macaé vem realizando testes para o Covid-19 com a técnica de PCRs em tempo real, padrão-ouro. A testagem acontece por meio de uma iniciativa conjunta que uniu a Prefeitura de Macaé, o Instituto Nupem/UFRJ, o Laboratório de Virologia Molecular do Instituto de Biologia da UFRJ, no Rio de Janeiro, Ministérios Públicos Federal e do Trabalho, Unimed Costa do Sol, Irmandade São João Batista e os médicos do Trabalho de Macaé. O projeto “Apoio ao Nupem/UFRJ para implementação de um Laboratório de Campanha para Testagem e Pesquisa do Covid-19 (LCC-UFRJ-Macaé)” já realizou cerca de 1.600 testes.

Os testes foram realizados em profissionais de saúde, pacientes internados e indivíduos sintomáticos, incluindo trabalhadores das empresas da região da cadeia de óleo e gás, a partir de protocolo técnico-científico estabelecido pelo projeto. A iniciativa possui uma página com total transparência para doações de pessoas físicas e jurídicas visando aumentar os testes e pesquisas em Covid-19 no município de Macaé.

Com os avanços científicos de um projeto desta natureza, surgiu uma novidade por meio da colaboração chefiada pelo Professor Titular Amilcar Tanuri, do Instituto de Biologia da UFRJ. Macaé foi escolhido como um dos primeiros municípios do Brasil a realizarem experimentos com testes de antígeno para detecção do SARS-CoV2. Estes testes também conseguem detectar proteínas do vírus em suas fases iniciais, podendo vir a complementar os testes de PCR, que detectam o RNA do vírus.

Os PCRs são mais trabalhosos e precisam de uma equipe altamente capacitada como os professores, técnicos e alunos presentes no Nupem/UFRJ, enquanto os testes de antígeno podem, caso sejam validados pelo presente estudo científico, serem também aplicados em larga escala em empresas da região e pelo poder público municipal. A junção destes testes de antígeno, caso estes testes sejam validados pelo experimento atual, com os testes de PCR já realizados pelo Nupem/UFRJ poderão contribuir com uma possibilidade de retomada mais rápida da economia local, a partir da identificação dos infectados, que aumentariam a segurança dos trabalhadores.

Estes experimentos somente estão sendo viabilizados devido ao árduo trabalho dos pesquisadores no laboratório do Nupem e do Centro de Triagem da Prefeitura de Macaé, e do apoio incondicional de todo o comitê gestor e técnico-científico do projeto, bem como das doações.

Pessoas físicas ou jurídicas interessadas em acompanhar o projeto ou realizarem doações podem acompanhar ações através do site http://www.macae.ufrj.br/nupem/index.php/novidades/1243-saiba-mais bem como acompanhar as movimentações financeiras de forma transparente no site da Coppetec.