Macaé com Luz: projeto aprimora iluminação pública

11/05/2017 10:48:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Guga Malheiros - Arquivo

O projeto prevê ainda gerar uma economia nos cofres públicos de até 60%

Para aprimorar a iluminação pública, a prefeitura já começou a implantar o projeto Macaé Luz. A ideia é assegurar a utilização dos espaços pela população. A ação, da Coordenadoria Geral de Iluminação Pública, ligada a Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, envolve a substituição de luminárias de alta potência por lâmpadas de led em diversos pontos do município. Até o momento, cerca de quatro quilômetros de extensão receberam a nova iluminação. O projeto prevê, ainda, gerar uma economia nos cofres públicos de até 60%.

Com o objetivo de ser um sistema eficiente e econômico, a primeira fase do projeto inclui a Rodovia Norte Sul e a orla da Praia de Imbetiba, abrangendo parte da Rua da Igualdade até o trecho em frente ao cemitério. A próxima etapa contempla a substituição das lâmpadas em mais dois quilômetros da orla do Pecado. O projeto também prevê a manutenção de luminárias metálicas em pontos específicos, como trecho da Rodovia Amaral Peixoto (Praça da Barra até o Bar do coco). A expectativa é que até o final de junho a primeira etapa esteja concluída.

- A nova iluminação é mais potente e mais econômica, já que o consumo de energia das lâmpadas de led é menor se comparada às convencionais. Nossa proposta é iluminar grande parte da cidade utilizando essa tecnologia. A Coordenadoria Geral de Iluminação Pública realiza estudos para implantar um Plano Diretor de Iluminação que vai nortear todas as ações de melhorias de iluminação na cidade, pontua o prefeito Dr. Aluízio.

Dique Luz - Paralelo a ação, a prefeitura também conta com o Disk Luz. Para solicitação de reparos é fundamental que a população entre em contato pelo número 156. O serviço funciona das 9h às 22h, de segunda a sexta-feira e das 9h às 18h, aos sábados. A ligação é gratuita quando realizada de um telefone fixo.

Lâmpadas de Led - As lâmpadas de led são mais eficientes do que as comuns, pois produzem a mesma quantidade de luz, utilizando bem menos energia. Além disso, a geração de calor durante esse processo é praticamente nula, o que ajuda na economia energética.

Enquanto uma lâmpada incandescente gasta certa de 60 W para produzir uma determinada quantia de lúmem, um conjunto de led precisa de apenas 20 W. Outra grande vantagem das lâmpadas de led é que são mais resistentes do que as incandescentes e fluorescentes.