Macaé comemora Dia Internacional da Mulher

03/03/2016 14:58:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Atividades esportivas fazem parte da programação que começa neste final de semana

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Prefeitura de Macaé preparou, este mês, uma vasta programação entre os dias 6 e 31. Serão oferecidas atividades esportivas, mobilizações, encontros, exposições, fóruns, rodas de conversas, tarde interativas, caminhadas e oficinas. As ações envolvem vários órgãos da gestão municipal e buscam despertar na mulher atitudes participativas.

- A data é um símbolo que representa uma série de reivindicações da condição feminina na sociedade brasileira. Atualmente, o acesso às informações tem sido fundamental para que este público conquiste mais espaço, frisa Jane Roriz, coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Pérola Bichara Benjamin.

Neste domingo (6), a programação começa com o Torneio de Futsal e Handebol Feminino, das 8h às 13h e das 16h às 18h, no Ginásio do Juquinha. Serão 16 equipes de Macaé e região. Na segunda-feira (7), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos realizará mobilização no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Botafogo, a partir das 14h, com o grupo Feliz Idade.

As comemorações continuam na terça-feira (8). As atividades acontecerão no Centro Macaé de Cultura, das 9h às 16h. No espaço, haverá divulgação dos serviços oferecidos pelos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos com ênfase na Mulher (prevenção e enfrentamento à violência). Profissionais do Espaço Mulher Cidadã realizarão corte de cabelo e designer de sobrancelhas.

Além disso, terá exposição de artesanatos do Espaço Arte Mulher. A Vice-Presidência de Promoção e Preservação da Identidade Cultural e Racial realizará bate papo sobre "Mulheres Empoderadas". Em seguida, será a vez do Núcleo Municipal de Saúde Integrativa com a roda de conversa sobre yoga, fisioterapia e auriculoterapia.

O público poderá prestigiar, também no Centro Macaé de Cultura, orientação nutricional da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) e informações do DST/Aids. A Secretaria de Ambiente falará sobre recolhimento de óleo vegetal usado e orientações de plantio e arborização. Outra apresentação será a intervenção artística - grafite da artista convidada Aline Campos (Lyn). 

O grupo das Cigarras de Macaé realizará  homenagem para todas as mulheres do município, no Solar dos Mellos, às 15h. A Oficina de Turbantes acontecerá, às 16h, no mesmo espaço. O objetivo é promover um momento de discussão sobre o padrão de beleza imposto às mulheres. Para participar, os interessados deverão levar seu próprio tecido com metragem ideal de 1,20m x 0,50m.

Na quarta-feira (9), as ações serão no Cras da Barra, às 9h, com mobilização das alunas do curso de auxiliar de cabeleireira do Espaço Mulher Cidadã. No mesmo dia, no Cras do Aeroporto, a partir das 14h, as atividades irão envolver o grupo de Convivência da Terceira Idade. A Fundação Macaé de Cultura realizará Oficina de Dança do Ventre, às 10h, no Centro Macaé de Cultura.

A programação na quinta-feira (10) será marcada pela Tarde Interativa com roda de conversa "Somos todas mulheres e merecemos respeito", às 14h, no Centro de Convivência do Idoso (CCI). O objetivo é interagir com vários grupos femininos, nas suas individualidades, sobre dificuldades, direitos e conquistas no dia a dia.

As atividades esportivas continuam no sábado (12). Das 7h às 9h, haverá caminhada da Lagoa às Pedrinhas. Já das 8h às 14h, na Praia dos Cavaleiros, acontecerão experiências diversas como surfe, bodyboarding, futevôlei, vôlei, dança e ginástica. Também serão realizadas oficinas de primeiros socorros, acidentes domésticos, DST, alimentação, corte de cabelo e recreação (de 6 a 60 anos). Entre 14h e 18h, haverá aula de zumba no Espaço de Convivência. E às 18h, ocorrerá o Night Run (asfalto, areia, asfalto - ida e volta).

As comemorações terminam nos dias 30 e 31 de março, com o 2º Fórum sobre Violência que será realizado no Teatro Municipal de Macaé, das 8h às 17h.

Veja abaixo a programação completa: