Macaé comemora Natal no Solar dos Mellos

18/12/2018 16:25:00 - Jornalista: Andrea Lisboa

Foto: Andréa Lisboa e Rui Porto Filho

O espetáculo ‘Canções da Disney' está na programação

No clima das festas de fim de ano, o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, será palco da programação especial de Natal do município. A Secretaria de Cultura, por meio da Escola de Artes Maria José Guedes (Emart), levará orquestra, grupos instrumentais, coral e dois musicais, além de convidados. Entre eles, o coral e elenco de teatro da Segunda Igreja Batista, a companhia de dança ‘Portadores de Alegria’, os grupos de dança do Centro de Convivência do Idoso (CCI)’ e o ‘Circo a Céu Aberto’. Toda a programação do ‘Natal no Museu’, que é gratuita, acontecerá nas noites de quarta (19), quinta (20) e sexta-feira (21) e na tarde de sábado (22).

Os artesãos que atuam semanalmente no ‘Quintas no Museu’, durante o evento natalino, vão participar do ‘Desfile de Moda Handmade’ (feito à mão) para divulgação do trabalho desenvolvido pelos diversos grupos de Artesanato da cidade. Também os microempreendedores em gastronomia vão estar presentes com seus quitutes variados. A decoração natalina do Solar será uma atração à parte.

Confira a programação

A abertura do evento, nesta quarta-feira (19), será às 18h, com o Grupo de Clarinete da turma do Curso Livre da Emart, ministrada pelo professor José Rangel. Em seguida, se apresenta a Orquestra Popular de Macaé (OPM), composta por músicos da Emart e regida pelo professor Bruno Py. Às 19h, será o show do Coral Segunda Igreja Batista, que mostra também o musical de Natal ‘O Melhor da Vida’. Fechando a noite, um espetáculo de dança da premiada companhia ‘Portadores de Alegria’, dirigido por Ademir Martins.

Na quinta-feira (20), o Desfile de Moda Handmade será aberto com um show musical, às 19h. Já na sexta-feira (21), a abertura será com a ‘Dança das Velas’ e ‘Pinheirinho de Natal’, dos grupos de dança do Centro de Convivência do Idoso (CCI). Às 19h, os alunos de Canto Livre da Emart farão o espetáculo ‘Canções da Disney’. A noite festiva será encerrada com show do Grupo de Choro do professor Marco Polo, coordenador do Curso de Música da Emart.

No sábado (22) haverá ainda, às 15h, apresentação do musical ‘Emoji’, com alunos do curso Infanto-juvenil de Música e Canto da Emart. O encerramento do ‘Natal do Museu’, será com o show ‘Circo a Céu Aberto’, da companhia do professor Fabiano Freitas, da Região Serrana de Macaé.

"Pretendemos trazer o encanto do Natal para o nosso museu para festejarmos esta data com os moradores de Macaé e seus convidados com arte e cultura produzidas em nossa cidade. Assim, incentivamos também os nossos alunos e podemos inspirar novos talentos e motivar futuros estudantes de artes. É uma forma ainda de tornamos o trabalho de pesquisa realizado aqui e do nosso acervo sobre a história de Macaé mais conhecidos, frisou a diretora no Museu", Viviane Chaves.

"Vamos mostrar às pessoas, neste espaço aberto a todos, o que a Cultura de Macaé produz e tem a oferecer à população. Estamos divulgando o trabalho realizado na Escola Municipal de Artes e nos outros Polos da Secretaria, apresentando esses serviços gratuitos e de qualidade, para propiciar mais acesso a eles", disse Cláudia Barreto, produtora do ‘Quintas no Museu’, projeto semanal, no Solar dos Mellos.


Fotos Relacionadas