Macaé comemora o Dia Mundial da Saúde

06/04/2006 14:16:44 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O Dia Mundial da Saúde, será comemorado nesta sexta-feira, 07 de abril, com o tema “Gente que faz saúde” dedicado aos profissionais da área. Como forma de reconhecimento a todos os trabalhadores da saúde de Macaé, a secretaria de Saúde (Semusa) prestará homenagem a três funcionários que representarão a classe. O evento acontece na praça Veríssimo Melo, a partir das 10h.

Segundo o secretário Fernando Diogo, o objetivo da programação é reconhecer o trabalho dos profissionais de saúde, prestando homenagens que merecem e agradecer-lhes por trabalhar em prol da qualidade de vida da população.

Durante todo o dia a população poderá conhecer o funcionamento e as ações das coordenadorias de saúde e do Hospital Público Municipal (HPM), além disso, alguns serviços serão oferecidos como de saúde bucal, medição de pressão arterial, pesquisas e orientações.

A secretaria de Saúde possui atualmente 12 coordenadorias, entre elas estão: Saúde Coletiva, Vigilância Sanitária, Saúde Bucal, Programa Saúde da Família, Enfermagem, Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Serviço de Saúde e outras.

A Semusa também preparou uma programação cultural que contará com a apresentação do coral da terceira idade “Quem canta os males espanta”, peças teatrais com o Grupo de teatro Artes em Saúde (Grutas). Às 16h, haverá um happy hour musical.

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 07 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), na América Latina são sete milhões e meio de pessoas atuando na área.