Macaé comemora Semana Mundial de Aleitamento Materno

01/08/2019 16:24:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin / Arquivo Secom

O tema da semana é 'Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação'

Desta quinta-feira (1º) ao dia 7 de agosto comemora-se, em 120 países, a Semana Mundial de Aleitamento Materno. E, para marcar a ocasião, sábado (3), na orla da Praia de Imbetiba, a partir das 9h30, haverá o evento "A hora do mamaço". Na programação, atuação de médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, além de voluntários, instruindo e orientando as famílias sobre a importância de se reforçar a prática da amamentação. O evento é uma iniciativa voluntária de pessoas e instituições pró-amamentação. Pelo Governo Municipal, participam o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher e a Casa da Criança e do Adolescente.

De acordo com a enfermeira da Casa da Criança e do Adolescente, Juliana Amorim, as atividades em prol da amamentação ocorrem durante todo o mês de agosto, que ficou conhecido como 'Agosto Dourado'. Na quarta-feira (7) haverá, na Casa da Criança e do Adolescente, grupos de amamentação, com atividades especiais como, por exemplo, 'Roda de Conversa'. "Também haverá diversas atividades em alusão ao tema nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) Aroeira e Nova Holanda e no Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança, entre outros", avisa

Ela explica que toda a família receberá informação. "Nosso objetivo principal é que neste evento nacional chamado "A hora do mamaço" ocorra apoio e promoção da amamentação", pontua. O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno - 2019 é "Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação".

O valor da amamentação

Segundo a nutricionista e coordenadora da Divisão Especializada da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), da Prefeitura de Macaé, Michelle Escobar, amamentar é importante tanto para o bebê, quanto para a mãe, pois envolve vínculo afetivo, saúde e menor custo.

A nutricionista Priscila Rocha, que atua no Setor de Nutrição da Casa da Criança, relatou que entre os muitos benefícios para a mãe que amamenta está a redução da hemorragia pós-parto, colaborando para ela voltar ao peso pré-gestacional. "O leite materno é um alimento completo que supre todas as necessidades macro e micro nutricionais, implicando que durante seis meses o bebê não precise ingerir outro alimento, nem água", completa.

Origem da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Nos primeiros dias de agosto de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Unicef elaboraram documento intitulado 'Declaração de Innocent', em Florença, Itália. Representantes de diversas nações manifestavam preocupação em desenvolver políticas e programas em prol do aleitamento materno, pois o reconheciam como alimento ideal para o crescimento e o desenvolvimento do bebê.

Em 1991 foi criada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Foi ela que criou em 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno. No Brasil esta comemoração ocorre desde 1999, sob a coordenação do Ministério da Saúde, sendo a vigésima edição brasileira.